segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Platinum Cineplex - A magia do grande ecrã chegou a Díli!

Hoje a nossa noite incluiu: sair de casa depois do jantar, bilhetes, pipocas e óculos 3D...Já adivinharam onde fomos? É verdade fomos ao cinema em Díli! Abriu em Dezembro passado o Platinum Cineplex, o primeiro cinema de Díli, hoje foi a nossa estreia e não podiamos ter vindo mais satisfeitos!
O cartaz conta com quatro títulos de filmes de Hollywood, Bollywood ou cinema indonésio. Esta semana todos os filmes são de Hollywood e a diversidade da oferta promete agradar a todos os gostos, ora vejam: A vida de Pi; Hitchcock; Os Mercenários 2; e Sarilhos em Família.
Optámos por ver o primeiro – A vida de Pi. É simplesmente arrebatador. Há momentos, imagens, sons de pura poesia. Se tiverem a oportunidade de ver este filme, não a percam, vale mesmo a pena!
Quanto ao cinema em si, é do melhor que se poderia esperar. O auditório a que fomos é grande, espaçoso e confortável. Dispõe de tecnologia 3D, um bom sistema de som, há pipocas, snacks e bebidas para todos os gostos. Os filmes falados em inglês são legendados em indonésio, o que nos parece fazer sentido, uma vez que ainda não é possível legendá-los em tétum e fazê-lo em português iria infelizmente perverter o efeito pretendido de trazer o cinema aos timorenses (a verdade é que se ainda são poucos aqueles que falam fluentemente português, menos são os que estão aptos a ler as legendas). Os bilhetes são caros para o nível de vida médio (por exemplo, um filme a 3D na sessão da noite ao fim-de-semana custa dez dólares por pessoa), mas há promoções atractivas que democratizam o acesso às maravilhas da sétima arte: às segundas, os estudantes só pagam três dólares; às terças, na compra dum bilhete oferecem outro; às quartas e quintas, o preço do bilhete é quatro dólares; nos restantes dias, os preços são progressivos, ou seja, as sessões da tarde são mais baratas e as da noite mais caras. A verdade é que a plateia da nossa sessão compunha-se dum misto de portugueses, indonésios e timorenses, todos a partilhar o mesmo gosto pela cultura cinematográfica e satisfeitos pela oportunidade de tê-la agora aqui tão perto.
É difícil expressar a alegria que sentimos por termos um verdadeiro cinema em Díli! Este era daqueles prazeres antigos que tínhamos em Lisboa e uma rotina à qual muito custou desabituarmo-nos. Mas felizmente o “jejum” acabou e agora já temos as últimas novidades “numa sala perto de si”!
Na primeira ida ao cinema em Díli, pipocas e os bilhetes para "A vida de Pi" =)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ano novo, vida nova


A todos os nossos leitores começamos por desejar um bom ano 2013! Os tempos estão difíceis, mas uma boa dose de optimismo nunca fez mal a ninguém, por isso há que ter esperança neste ano que agora se inicia!

Como devem ter reparado, estivemos ausentes por uns tempos mas por motivos que compreenderão: trabalho, férias, problemas na internet, mudança de casa e uma viagem muito ansiada até Portugal para passar o Natal junto da família e dos amigos. Confessamos que no meio de tudo isto também nos lembrávamos do blogue e de como estávamos “em falta” para convosco. Mas o tempo foi passando e só agora chegou aquele momento em que dissemos “de hoje não passa” e cá estamos nós de novo.

Ora, como sabem, este blogue teve, desde sempre, um prazo de duração determinado à partida: os dois anos da nossa estadia em Díli. Esses dois anos, que justificaram a criação do blogue e a partilha de informação com todos aqueles que têm algum interesse em Timor-Leste, chegaram ao fim e por isso deveria estar também a chegar o fim anunciado do nosso blogue. Mas, como diz o ditado, “Ano novo, vida nova” e por aqui a novidade é que adiámos o nosso regresso a Lisboa por mais dois anos. A verdade é que, por diversas razões (sobretudo profissionais), decidimos ficar em Díli por mais uns tempos e, por esse motivo, a esperança média de vida deste blogue duplicou. Por isso, para nós é mais "Ano novo, tudo se mantém" e essa é a novidade!

Tentaremos, na medida do possível, continuar a publicar com regularidade as fotografias e as histórias que preenchem a nossa estadia nesta meia-ilha e esperamos que continuem desse lado a acompanharem-nos como fizeram até agora.

Assim, justificou-se alterar o cabeçalho do blogue e actualizar alguma da informação que lá estava. Começa aqui a nova fase do “Novo Selvagem”, esperamos que gostem!