sexta-feira, 22 de abril de 2011

10 dólares de dvds

As lojas de dvds são uma instituição quase sagrada em Díli. Com a falta de oferta de entretenimento (não existe uma única sala de cinema e só agora estão a surgir as primeiras livrarias!) muitos são aqueles que recorrem aos dvds para se manterem ocupados e actualizados. Os preços são muito apelativos (entre $1 a $1,5) e é dada a garantia de que se o filme não estiver bom (o que acontece com frequência uma vez que este é um negócio legal de venda de dvds piratas! Sim, é verdade, aqui os direitos de autor ainda não existem!), podemos lá ir trocá-lo por outro.
Talvez por termos a piscina ou grupo de amigos muito dado a jantaradas, a verdade é que não nos tem sobrado nem o tempo, nem a vontade para vermos muitos filmes. Mas há umas semanas isso mudou e lá fomos ver o que essas tão frequentadas lojas têm para oferecer… E de facto impressionam (principalmente no contexto de Díli, em que o conceito de loja ainda está em desenvolvimento)!
São milhares de filmes devidamente organizados e catalogados por género (acção, drama, comédia, terror, animação, documentário…), com uma estante dos mais vendidos e dos títulos mais recentes (muitos deles ainda a passar nas salas de cinema portuguesas). Tem muito cinema blockbuster mas também alguns filmes asiáticos e europeus. Fazem lembrar as antigas lojas de aluguer de cassetes de vídeo, mas aqui em vez de alugarmos os dvds, compramo-los.
As nossas primeiras escolhas foram diversificadas: algumas novidades, outros que já vimos, puro entretenimento ou algo para ficar a pensar. Já vimos dois deles, e que bem que nos soube voltar às noites cinematográficas!  

Sem comentários:

Enviar um comentário