Com o devido pedido de desculpas pelo atraso (graças ao excesso de trabalho e à falta de tempo para dedicar ao blogue), anunciamos a eleição do novo Presidente da República Democrática de Timor-Leste: Taur Matan Ruak.
Os resultados provisórios distritais divulgados pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral dão a vitória na segunda volta ao general Taur Matan Ruak com 61,23%. Francisco Guterres Lu Olo obteve 38,77%. Os dois candidatos decidiram prestar declarações apenas após o anúncio dos resultados definitivos, pelo que, até agora, não há grandes reacções a registar.
Todo este período eleitoral decorreu na maior tranquilidade e sem qualquer incidente registado em Díli (pelo que fomos sabendo, houve apenas pequenos incidentes em Baucau e em Viqueque mas sem vítimas, nem danos a lamentar... apenas as já “tradicionais” pedradas à caravana do candidato rival, o que infelizmente não é novidade neste país). Aliás, aproveitamos o fim-de-semana da Páscoa para ir dar uma volta até à ponta leste da ilha e não vimos qualquer sinal de ânimos exaltados.
Mesmo depois de se conhecer o vencedor, não houve qualquer manifestação nas ruas de Díli (nem de apoio, nem de contestação) e toda esta semana tem sido pautada pela plena normalidade.
Aproveitamos para informar-vos de que já foi marcada a data das eleições legislativas para o dia 7 de Julho. Esperemos que tudo decorra da mesma forma que estas presidenciais!
Sem comentários:
Enviar um comentário