quinta-feira, 7 de abril de 2011

Bali - dia 3: o passeio

O terceiro dia em Bali foi inteiramente dedicado a conhecer um pouco da ilha e a aproveitar o que de melhor esta tem para oferecer.
Depois de tomarmos o pequeno-almoço no hotel, fomos à procura do meio de transporte que nos levaria a percorrer a ilha. Decididos a aproveitar o dia ao máximo e bem ao estilo indonésio, alugámos uma mota e fizemo-nos à estrada!
Em Bali conduz-se à esquerda, tal como em Timor-Leste, e o número de motas a circular é tal que, ao longe, parece que se aproxima uma praga de insectos a grande velocidade. No entanto, e por ser época baixa, decidimos arriscar! Montados na nossa acelera cor-de-rosa, rumámos a norte com destino a Pura Tanah Lot, o mítico templo situado num rochedo no mar, onde só é possível aceder durante a maré baixa.
45 minutos depois de começarmos a nossa viagem e depois de percorrermos calmamente a estrada ladeada de arrozais, chegámos ao destino. Como ainda era de manhã cedo, os turistas escasseavam e pudemos apreciar o templo, a vista e o mar com calma e descontracção. O templo faz parte de um conjunto de símbolos de devoção dos deuses do mar e atrai muitos visitantes não só pela sua arquitectura ímpar, mas também pela paisagem envolvente, havendo verdadeiras romarias de turistas que aqui vêm assistir ao pôr-do-sol. Muitos flashes depois, voltámos pela mesma estrada para Seminyak. Só este passeio já valeu a viagem à ilha.
Aqui esperava-nos uma deliciosa massagem de reflexologia no spa Chill. Por toda a ilha podemos encontrar lugares onde se fazem as mais diversas massagens e tratamentos de beleza, a maioria deles a preços irrisórios. Spas, hóteis, praias e até o aeroporto são apenas alguns dos locais que oferecem este tipo de serviços aos turistas que por ali passam. Existem massagens para todos os gostos e o único problema é perceber qual é a que mais se adequa ao gosto de cada um. Optámos por uma massagem de relaxamento de 60 minutos, de intensidade média, dos pés à cabeça. Ao chegarmos, ofereceram-nos um chá fresco e um ipod onde podíamos ouvir música chill out. Todo o ambiente convidava ao descanso e foi com a alma e o corpo renovados que uma hora depois nos despedimos do Chill.
Seguimos para um pitoresco restaurante de inspiração francesa (os donos são um casal de franceses que se mudou para Bali há alguns anos) mesmo do outro lado da estrada. Completamente satisfeitos, fomos então conhecer o destino turístico por excelência da ilha: Legian e Kuta. Só podemos dizer que foi uma tremenda desilusão! As ruas não passam de vielas estreitas e sujas, repletas de lojas de souvenirs baratos e feiras de roupa… assim de repente faz lembrar o pior de Montegordo juntamente com a feira de Carcavelos. E o trânsito era caótico, tornando a circulação quase impossível e por vezes até perigosa! Até mesmo a praia nos desiludiu, com uma areia muito suja e lixo amontoado por todo o lado... está longe de ser o paraíso idílico que as agências de viagem tentam vender! Este não é definitivamente o nosso conceito de férias e a todos os que pensam visitar Bali aqui fica a nossa viva recomendação para que não escolham um hotel localizado nesta zona. A ilha é grande e diversificada e certamente encontrarão outra zona longe daqui que vos irá oferecer o que procuram (seja boas ondas para surfar, templos, arrozais, praias desertas, resorts de luxo, montanhas e vulcão, lojas e artesanato locais).
Decidimos então regressar ao hotel e passar o resto do dia por lá a descansar e a aproveitar os efeitos da massagem que tínhamos recebido!
Pequeno-almoço à americana: ovos e salsichas

Pequeno-almoço à indonésia: nasi goreng (arroz frito com ovo estrelado e hóstias de camarão)

A entrada do templo

Pura Tanah Lot: modo turísta activado!

Pura Tanah Lot na maré baixa com os peregrinos a visitar a Nascente Sagrada

Na praia

De uma outra perspectiva

A paisagem que muitos procuram para assistir ao pôr-do-sol

Fotografia do fotógrafo

Os turistas

A chegar ao paraíso

A nossa motinha

Motard pela primeira vez na vida! E divertimo-nos tanto!

Os sorrisos à saída =)

Um cheirinho a sul de França em Bali

Chilling-out

6 comentários:

  1. Maravilhoso!Vão explorando bem esses spots...em breve tenciono fazer uma visita ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá! Por um feliz acaso deparamo-nos com o vosso blog precisamente numa altura em que temos vindo a falar na possibilidade de nos lançarmos à aventura num país de expressão portuguesa. Tal como vocês somos um jovem casal (29 e 30 anos) e temos tido dificuldade em encontrar informações sobre Timor, um dos países que se enquadra naquilo que estamos à procura. Se não for um abuso gostaríamos que nos enviassem informações acerca das condições de vida em Dili, perspectivas de empregabilidade nas nossas áreas profissionais (advogado e professora de matemática) ou em áreas similares, hábitos da população e outras informações que considerem pertinentes para alguém que desconhece em absoluto o país. Queríamos igualmente dar-vos os parabéns pela qualidade do vosso blog. Se tiverem disponibilidade aqui fica o nosso e-mail para nos enviarem as vossas considerações. Antecipadamente gratos.
    Beijinhos e abraços,
    João Meireles
    Joana Sousa
    joanalebasi@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Sacaaaaaaaaaaaa lucioooooooooooo....
    Queres ver que agora andas a virar motar!?
    Um grande abraço com saudades :D

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que aproveitaram a viagem a Bali da melhor forma!! Gostei muito de todas as fotografias e aventuras!! Continuem a divertir-se desta maneira! Grande beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Este blog já está muito famoso no mundo jurídico ;)Por favor, continuem com a tortura! Missing copas like hell :)

    ResponderEliminar
  6. Encontrei o vosso blog devido a pretender ir a Bali e não só em Dezembro! Parabéns pelo vosso Blog! Para quem quiser consultar o meu blog é: www.viagensdocasaldubaveli.blogspot.com

    ResponderEliminar