segunda-feira, 6 de junho de 2011

Maubara

Maubara é uma pequena vila costeira situada a oeste da cidade de Liquiçá. Em tempos, a vila esteve ocupada por holandeses, que aqui deixaram um Forte como testemunho da sua presença. Mais tarde (já no século XIX), Portugal trocou a ilha de Flores pelo enclave de Maubara, que assim passou a integrar o território português.
Entre as ruínas do forte e o mar estão três "barracas" de venda de artesanato de uma cooperativa de mulheres locais. A oferta de produtos é variada e, de uma maneira geral, com bom gosto. Desde a cestaria às almofadas, passando pelos espanta-espíritos às malas, vendem-se aqui objectos que se encontram em todas as casas timorenses, sem excepção. Nós naturalmente aproveitámos a viagem para aumentar o conforto de nossa casa e investimos alguns dólares na aquisição duns almofadões gigantes, que tanto jeito estão a fazer!
Curiosamente, o desenvolvimento de Maubara está a ser apoiado pela cooperação portuguesa em Timor-Leste, que aqui constituiu um "cluster". Este apoio centra-se no projecto "Mós bele" ("Nós conseguimos", uma alusão ao “Yes, we can” de Obama...) e, para além do artesanato, tem vindo a  apoiar a actividade dum pequeno restaurante no forte. Foi aí que almoçámos e podemos afirmar que foi das refeições mais bem confeccionadas que comemos em Timor! Franguinho com arroz de açafrão, milho e salada, uma delícia! Foi uma tarde muito bem passada!
Caminho Díli - Maubara assinalado a roxo


Porta do Forte

As muralhas do Forte
Canhão sobre a baía
Restaurante dentro do Forte
Aqui fica a prova de que o restaurante se chama "Tia Janer" =)
Zona Lounge feita com mobiliário em bambú de Liquiçá e almofadas de Maubara
Parque infantil dentro do Forte
Barraca de venda de artesanato
Vista do Forte sobre as barracas de artesanato e a praia de Maubara

2 comentários:

  1. O livro de Uma Aventura não ia falhar!!! ahaha Belos passeios. ;) Aproveitem bem. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais quero pedir desculpa por só ter tempo para visitar o vosso blog 5 meses depois =P Mas para compensar li tudo de seguida e adorei todos os posts e fotos!!!

    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar