segunda-feira, 6 de junho de 2011

Subida ao Cristo Rei

Este domingo acordámos de manhã cedo e, depois dum bom pequeno-almoço, fomos até à praia do Cristo Rei! O desafio foi definido de véspera: subir os cerca de 500 degraus que separam a praia da estátua que lhe dá nome e descobrir as vistas que dali se alcançam!
A estátua foi oferecida a Timor-Leste pela Indonésia como sinal da reconciliação entre os dois países, mas o presente veio envenenado, uma vez que a Indonésia, país maioritariamente muçulmano, orientou a estátua para Meca!
Foi um passeio agradável, feito na sua maioria à sombra. A parte final tornou-se mais puxada, com as escadas cada vez mais íngremes e o sol a apertar! Chegámos cansados mas valeu bem a pena!
A descida, claro, foi mais fácil e, uma vez de volta à praia, fomos dar um mergulho naquele mar irresistível! Seguiu-se um almoço de peixe grelhado, arroz e budu (salada de tomate cortado aos quadradinhos pequenos temperada com sal, limão e aimanas, o picante timorense) num restaurante já a chegar a Díli mesmo à beira-mar, o Vitória!
Foi um domingo relaxante e revigorante!
O Cristo Rei visto da praia

Mar transparente visto do patamar intermédio do Cristo Rei

Vista a oeste sobre a praia do Cristo Rei

Areia branca e fina, água transparente e quente

No patamar intermédio...ainda faltava a pior parte! Mais íngreme e ao sol!

Vista a este sobre a praia dos Portugueses

Montanhas que separam as duas praias

"Aos pés de Cristo"

Vista sobre a baía de Díli

Miradouro do Cristo Rei conquistado!

À beira do abismo

No miradouro

O regresso à praia

Depois do merecido mergulho!

7 comentários:

  1. Gosto mesmo deste blog assim activo, com novos posts diariamente!!!
    Bela caminhada...mas por muito que tenha custado acho que valeu a pena pela vista magnifica!!! Quero muito ver e experimentar esse mar...que inveja!!! beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho taaaanta curiosidade em ir aí! Claro que ver fotos maravilhosas e textos sugestivos ajuda a isso :)

    ResponderEliminar
  3. Sara e Dulce, adoravámos ter a vossa visita! Acreditem que, embora não seja um destino turístico de excelência, a ilha tem muito para oferecer em termos de praias e de paisagens naturais (é de facto chocante como é que ainda se desperdiça tanto potencial)! E os poucos turistas que vão aparecendo, não se arrependem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do vosso Blog. As fotografias são espectaculares. Conheço Timor leste onde estive nos anos de 1964 a 1967 em serviço militar, na zona de Manatuto, mais precisamente na montanha, em Laclúbar.Hoje passados mais de quatro décadas, continuo a recordar com muita nostalgia a terra que vocês hoje pisam. Viva Timor Loro-Sae e o seu povo.
    Lisboa 8 Dez 2011
    Domingues Silva

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelo comentário, Domingues Silva. É um prazer saber que avivamos as memórias de quem já cá esteve. Desde a década de 60 muito deve ter mudado em Díli, mas a paisagem natural mantém-se inalterada. Viver em Laclubar deve ter uma verdadeira aventura (ainda hoje é) mas sem dúvida que as memórias que levamos desta terra são únicas! Viva Timor Loro-Sae!

    ResponderEliminar
  6. Se desejarem poderão através do link que abaixo vos envio juntarem-se ao Grupo "Timor On Line" do Facebook e partilhar toda a vossa presente experiência com muitos que lá estiveram em décadas anteriores ou que ainda estão em Timor Leste.
    http://www.facebook.com/#!/groups/236786953009389/
    Domingues Silva
    Lisboa
    Portugal

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelo convite! Já enviámos um pedido para nos aceitarem no grupo. Será sem dúvida muito bom ouvirmos outras vozes, histórias e perspectivas de quem já cá esteve =)

    ResponderEliminar