sexta-feira, 29 de julho de 2011

Crónica do I Raid TLA - Nas Rotas de Timor-Leste

No dia 16 de Julho de 2011, os motores dos carros ouviam-se ao longe. A agitação no parque do Palácio da Presidência não enganava: a população de Díli tinha saído à rua para assistir à partida do I Raid TLA – Nas Rotas de Timor!

De entre as quarenta e quatro equipas participantes contavam-se as mais diversas nacionalidades e profissões, numa competição animada e saudável que levou o som dos motores e a alegria da velocidade à margem sul da ilha.

As regras desta prova de regularidade eram simples: cada equipa teria de percorrer o trajecto indicado no roadbook dentro da velocidade média ideal, controlada ao fim de cada uma das seis especiais localizadas em Aileu, Same e Natarbora, no primeiro dia, e em Manatuto, Metinaro e Díli, no segundo dia da prova, havendo penalizações para quem chegasse antes e depois daquele tempo. A equipa que conseguisse cortar a meta com um tempo total mais próximo do tempo médio ideal seria a equipa vencedora.

A partida foi dada pelo Dr. Ramos Horta, Presidente da República Democrática de Timor-Leste, e os carros sairam a toda a velocidade de Díli em direcção a Natarbora. Embora a maioria das equipas fosse composta por membros inexperientes nas lides do automobilismo, muitos eram aqueles que ambicionavam cortar a meta num lugar de destaque e o espírito competitivo manteve-se ao longo de toda a prova.

No entanto, o estado das estradas e o amadorismo dos participantes obrigariam a uma condução controlada e em segurança, até porque mais do que a velocidade o factor fundamental para alcançar uma boa classificação na prova seria a boa gestão do tempo e dos quilómetros a percorrer entre as especiais.

Os obstáculos foram diversos, desde ribeiras, curvas, lama, buracos a animais, mas todos eles foram superados com sucesso e sem percalços de maior. E já em Díli, ao cortar a meta, todos os participantes desfrutaram da sensação de missão cumprida!

A classificação final foi anunciada nessa noite, num jantar oferecido pela TLA a todos os participantes. A expectativa era muita e, como seria de esperar, foi com enorme satisfação e orgulho que as equipas vencedoras subiram ao pódio para receber a merecida taça das mãos do Dr. João Gonçalves, Ministro da Economia e Desenvolvimento.

Como a organização bem assinalou, todos os participantes provaram estar a altura dos mais diversos desafios e prontos para, com confiança e dedicação, superarem os obstáculos das rotas de Timor-Leste!

[Este texto foi publicado no site Sapo TL: http://noticias.sapo.tl/portugues/info/artigo/1172114.html ou para quem prefere ler Tétum http://noticias.sapo.tl/tetum/info/artigo/1172115.html]

2 comentários:

  1. Boa noite. na minha busca por um dentista em dili acabei por vir parar ao vosso blogue que me deu uma esperança. seria possivel informrem-me onde está situado o dentista chino-australiano em dili? tive um problema com uma coroa de um dente que saiu e precisava de resolver isto com alguma urgencia. Agradecia informações para o meu e-mail: rc_tocha@hotmail.com

    agradecido por tudo.
    Ricardo Cardoso

    ResponderEliminar
  2. Caros Bruno e Joana, as minhas felicitações pelo vosso blogue. Dele tenho bebido toda a informação. Gosto da forma como descrevem ao pormenor as vivências e através delas como é Timor no seu dia a dia. Continuem, pois estão prestando um serviço de valor. Espero que continuem sob a mesma premissa de serem felizes e aguardo os vossos relatos de Agosto. Com amizade, Grata. Otília Leitão (jornalista). Estou no facebook

    ResponderEliminar