sábado, 26 de maio de 2012

Comemorações da Independência

Estamos de volta! E com algumas novidades! Passadas as festividades e todos os compromissos profissionais que nos ocuparam nas últimas semanas, temos finalmente tempo para descontrair, tirar fotografias e claro voltar o blogue.

Primeiro, parabéns a Timor-Leste pelo seu 10.º aniversário! Foi com pompa e circunstância que este jovem país festejou, no passado dia 20 de Maio, a sua primeira década de independência. Tal como uma criança, já tem os seus vícios e manias (típicos de que passou de bebé carente a menino ultra-mimado), mas continuamos a acreditar que tem potencial para tornar-se um adulto responsável, estável e exemplar.

Há semanas que a cidade andava em preparativos: as principais ruas que ligam o aeroporto ao centro de Díli foram asfaltadas, construíram-se passeios e separadores centrais, foram cortadas árvores velhas e plantadas novas, por todo o lado surgiram bandeiras de Timor-Leste. Anunciaram-se novas obras, como a construção da nova ponte de Comoro (essencial) e a nova rotunda do aeroporto dedicada aos Cinco Heróis da Pátria (totalmente desnecessária – já agora, alguém nos sabe dizer quem são os cinco heróis? Nicolau Lobato, Konis Santana e os outros três?). Os banners publicitários anunciavam inúmeros eventos comemorativos, desde os mais institucionais (que incluíram a visita das comitivas portuguesa, indonésia e australiana) às mais populares, encabeçadas pelo mega-concerto da dupla brasileira Leo e Leandro em Tasi Tolu! Houve mesmo de tudo! Só foi pena não ter havido nenhum artista português no calendário das comemorações populares.

O PR Cavaco Silva veio rodeado da turma do costume: a sua Maria, Paulo Portas, deputados, pessoal do protocolo, jornalistas e empresários. Todos andaram numa roda-viva de inaugurações, cocktails, recepções e jantares. A comunidade portuguesa residente em Timor-Leste foi convidada para uma recepção na Escola Portuguesa de Díli, onde, entre discursos, entregas de medalhas e bacalhau com natas, ainda houve tempo para ouvir três ou quatro fados cantados pela Kátia Guerreiro (que está a acompanhar o périplo do PR pelo Sudeste Asiático e Austrália exactamente para dar um ar da sua graça nestas recepções, que tacho!).

Ainda a marcar as comemorações, o jovem nadador português de dezoito anos João Baeta concluiu com sucesso a travessia a nado entre Ataúro e Díli. Foram cerca de dez horas (como é possível!) a lutar contra as fortes correntes e a elevada temperatura da água, mas conseguiu e venceu o desafio! Deve estar, sem dúvida, orgulhoso do feito alcançado!

Para terminar em beleza, deixamos um registo fotográfico de mais uma sesta protocolar protagonizada por portugueses em actos oficiais. Depois do nosso Embaixador ter dormido profundamente numa recepção em Ataúro ao lado de Ramos-Horta, foi agora a vez de Maria Cavaco Silva defender, não com palavras mas com acções, os benefícios da sesta em plena cerimónia da tomada de posse do novo PR Taur Matan Ruak. Coitada, damos-lhe um desconto: a idade e o jet lag não perdoam!
Fotografia cujo autor desconhecemos
Por fim, temos recebido muitos pedidos de leitores que querem entrar em contacto mais directo connosco, por isso decidimos abrir uma conta de e-mail dedicada ao blogue. A partir de hoje, todos aqueles que têm questões para nos colocar, podem enviá-las para onovoselvagem@gmail.com, uma conta de e-mail ao vosso dispor.

1 comentário:

  1. Há um tempo que não vinha ler o blogue... mas sim senhora... valeu a pena o tempo que demorou a por a leitura em dia... os meus parabéns e boa continuação por esses lados. Abraços e beijos

    Mike FCT

    ResponderEliminar