quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tasi Tolu - Papa e lagoas

No domingo passado, fartos de estar em casa sem nada para fazer, decidimos ir arejar até Tasi Tolu, o descampado pantanoso que fica mesmo na entrada oeste de Díli. “Tasi Tolu” significa, em tétum, três mares, nome cuja origem advém do facto de ali existirem, supostamente, três lagoas. Mas não serão duas lagoas e o mar? É que só vislumbrámos mesmo duas!

Para além das lagoas junto ao mar, existe outro atractivo: o santuário erguido em homenagem ao Papa João Paulo II, que visitou Timor-Leste e ali celebrou uma missa no dia 12 de Outubro de 1989, composto por uma pequena igreja e uma enorme estátua do Papa. A estátua está numa pequena falésia, cuja subida (leve e curta) permite captar diversas perspectivas do mar e das lagoas.

Já lá em cima, descansámos a ver as paisagens desimpedidas do mar, de Ataúro e das estradas e montanhas que rodeiam Díli.
Descemos até às margens de uma das lagoas, onde três pescadores lançavam as suas redes (com o mar tão perto!). Deu uma série fotográfica que valeu pela tarde! Mais à frente, um grupo de origem indiana jogava críquete e, à sombra das árvores, descansavam muitas famílias e casais de namorados timorenses.
Mais um passeio agradável e um recanto de Timor-Leste descoberto, desta vez um bem pertinho de casa.
Já repararam que Díli está delimitado pela estátua do Papa a oeste e pela do Cristo Rei a este? Espelha bem a devoção católica das suas gentes e o poder local da Igreja (a quem muitos se referem como o terceiro partido de Timor, a par de Xanana e da Fretilin). Coisas de Timor.
Perspectiva parcial das lagoas, a caminho do Papa

Perspectiva duma lagoa e do mar, a caminho do Papa

Ao fundo, a praia atrás do aeroporto. Em primeiro plano, uma série de construções que não percebemos o que são.

Homenagem de gratidão

Estátua do Papa João Paulo II

Outra perspectiva da estátua do Papa

Ataúro

Praia de Tasi Tolu

À beira da lagoa

Mangroves na lagoa

Pescadores - sequência 1: preparação

Pescadores - sequência 2: balanço

Pescadores - sequência 3: lançamento

Pescadores - sequência 4: redes

Pescadores - sequência 5: recolha das redes e o sorriso para a fotografia

6 comentários:

  1. ...Antigamente chamava-se "Lagoa de Tíbar". As três lagoas vão aparecer quando a época seca avançar.

    RF

    ResponderEliminar
  2. Belo passeio domingueiro e bonitas fotografias. Gostei especialmente da parte da pesca...tão simples e artesanal.

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  3. Mais um conjunto de belas fotografias. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Timor sempre foi assim... Bonito, calmo, acolhedor... mas nesses tempos de então não estava na moda. Agora parece ter-se tornado num imã! todo o mundo fala de Timor... todo o mundo quer ir para Timor... todo o mundo quer "ser" timorense! Afinal eu sempre estive CERTA... Porque para mim Timor foi SEMPRE O QUE HOJE TODOS CLAMAM SER: a MELHOR MARAVILHA DO MUNDO!

    ResponderEliminar
  5. Lindo!!!! espetacular!!!!. Muitos parabéns.
    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado a todos pelos comentários.
    E ainda bem que Timor está na moda (estará?), já ia sendo tempo de receber a merecida atenção sem ser por motivos humanitários! A História não tem sido meiga, mas ao fim de 10 anos de independência e e de 5 de relativa estabilididade, é natural que se torne mais atractivo e só podemos ficar felizes por isso! =)

    ResponderEliminar