quarta-feira, 6 de junho de 2012

V Feira do Livro de Díli


 
Na última semana de Maio, aconteceu, no Centro de Convenções de Díli (antigo Mercado Lama), a V Feira do Livro de Díli, organizada pelo Instituto Camões e pela Cooperação Portuguesa, sob o mote “Português, a língua mais falada no hemisfério sul”.  Sabiam que o Português é falado por 215 milhões de pessoas só no hemisfério sul? Nós não! =)

Como seria de esperar, o principal objectivo foi a promoção da língua portuguesa junto dos timorenses e, por esse motivo, durante os primeiros dias da Feira só estes puderam comprar livros, evitando que os portugueses esgotassem logo os títulos disponíveis.

Quem nos conhece sabe que a Feira do Livro de Lisboa é evento ao qual nunca faltámos enquanto por lá vivemos. Mais, durante os tempos de faculdade, a Joana chegou mesmo a trabalhar na Feira em part-time, juntando assim o útil de arranjar uns trocos para as férias com o agradável de trabalhar rodeada de livros. Por isso, não quisemos mesmo faltar a esta Feira, que não se realizava há quase dois anos, e  no último dia lá fomos nós.

Foi com agradável surpresa que chegámos ao recinto e vimos que o esmero da organização estava patente em cada pormenor. Desde o lema tão apelativo, aos banners que decoravam o espaço e tinham um design que adorámos (um planisfério feito com nomes de diversos escritores, que podem ver nas fotos), as sombras, as bancas temáticas, a zona de leitura, a exposição, tudo era convidativo, informal e apelava à leitura! A entrada era, obviamente, livre e os funcionários, quase todos timorenses, uma simpatia.

Foi lá que pudemos ver as carrinhas do projecto Biblioteca Itinerante, que arrancou este ano. Ficaram lindas e em condições para cumprir a missão de levar letras e histórias a todos os recantos da ilha!

A lista de títulos disponíveis era, como já esperávamos, limitada mas ainda assim diversificada. À venda estavam dicionários, gramáticas, cadernos de exercícios, atlas, romances do José Rodrigues dos Santos (há algum motivo para terem enviado para cá toda a ficção deste autor e nenhuma de nenhum outro? Parece-nos que a editora deve estar com excesso de stock, só pode ser isso.), livros históricos sobre Timor-Leste, livros de discursos, livros de orações, livros infantis, bandas desenhadas... enfim, um pouco de tudo.

De entre aqueles que por lá passeavam, destacamos o enorme número de crianças timorenses que liam, folheavam e brincavam com os livros da banca dos infantis. Outros entretinham-se a ver a exposição, muitos escolhiam os últimos títulos que haveriam de comprar a preços bem reduzidos. Numa terra onde os livros ainda são sinais de estatuto e de erudição, foi bom ver que esta Feira permitiu, com estes descontos, democratizar um pouco o acesso aos mesmos.

Nós folheámos muitos livros, fizemos as nossas escolhas e demos a manhã de Domingo por muito bem empregue nesta Feira tão bonita, bem organizada e com impacto visível na promoção da nossa língua!

Ps – a Feira seguiu para Baucau, onde o evento se repetirá durante os próximos dias. Quem estiver por perto deve aproveitar e passar por lá. Vale bem a pena e os descontos são significativos. Fica a sugestão!

Entrada da V Feira do Livro de Díli

Biblioteca Itinerante

Interior da Biblioteca Itinerante (muito desfocado mas dá para terem uma ideia)

Vista da Feira a partir de uma das bancas

Banco de bambú: design e sustentabilidade. Ao fundo, exposição sobre a presença portuguesa em Timor-Leste.

Rapaz lê atento as legendas da exposição

Português - a língua mais falada no hemisfério sul!

À saída da Feira já com as novas aquisições literárias, junto ao gráfico das línguas mais faladas a sul

Banner que anunciava a Feira no parque de estacionamento do Centro de Convenções de Díli

Livros que comprámos: Dicionário Tétum - Português, Dicionário Malaio/Indonésio - Português, "O País dos Belos", de Luís Filipe Thomaz e "O Anjo de Timor", de Sophia de Mello Breyner Andresen. Comprámos ainda "Xanana Gusmão e os primeiros 10 anos da construção do Estado timorense", de Xanana Gusmão, que está a aguardar o autógrafo do autor.

6 comentários:

  1. Olá Bruno e Joana, muito bacana a Feira do Livro. Em minha casa gostamos muito de ler uma novidade para contar: além de designer de interiores sou escritora. Pelas fotos deu para perceber o cuidado com o qual a feira foi organizada. Muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Não fosse a menina Joana uma fã de livros. Gostei muito da iniciativa e da reportagem fotográfica. Boas leituras!! :)

    ResponderEliminar
  3. Pedro Ribeiro - Lisboa9 de junho de 2012 às 08:39

    FANTÁSTICO!!!
    PARABÉNS PELA PARTILHA. MUITO BOM MESMO!!!
    Cada vez com mais vontade de dar aí um "saltinho"...
    Quando for, aviso-vos. Talvez vos leve uns pasteis de Belém, para vos agradecer este blog.

    Boa Noite

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a todos pelos comentários!

    Pedro, cá o esperamos. Ficamos à espera do aviso da sua chegada (e dos pastéis também, se bem que devem chegar cá em papa)! =)

    ResponderEliminar
  5. Tomei a liberdade de partilhar este vosso post no página "TIMOR ONLINE" do Facebook. Abraço.

    ResponderEliminar