sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gardens by the Bay


No dia seguinte, partimos à descoberta da mais recente atracção turística de Singapura: o Gardens by the Bay.

Se no dia anterior tínhamos visitado um jardim botânico clássico, hoje esperáva-nos algo totalmente futurista. Uma criação que nos remeteu para o planeta Pandora, o cenário do filme Avatar. Não nos teríamos admirado, ao entrar ali, se tivessemos encontrado seres azuis de longas tranças a andar dum lado para o outro!

A visita a este jardim, que ainda estava em construção quando lá estivemos no início do ano, como podem ver aqui, foi-nos sugerida pelo funcionário do Metro que nos indicou a saída correcta para chegarmos ao jardim do dia anterior. Segundo o senhor, era a este jardim que tínhamos de ir. Disse-nos que o Gardens by the Bay é o novo ex-libris da cidade que muito orgulha os seus habitantes e tem causado furor entre os turistas. Ficámos com a pulga atrás da orelha e por isso lá fomos nós.

Fica entre o Marina Bay Sands e a Marina Barrage (a barragem com cobertura de relva que serve de parque para piqueniques e lançamento de papagaios de papel), cobrindo uma área de 110 hectares dividida em diferentes conceitos de jardim. A entrada é livre, excepto nas duas estufas e no passeio aéreo (com preços caros e discriminatórios para estrangeiros não-residentes!). Dispensámos as estufas, mas subimos até ao OCBC Skyway para ter uma vista elevada sobre a área circundante. E foi uma magnífica opção, da qual não nos arrependemos!

O OCBC Skyway fica na floresta das super-árvores, que são estruturas em forma de árvore com uma altura que varia entre os 25 e os 50 metros e dominam a paisagem do jardim. Na verdade, são enormes jardins verticais, onde crescem espécies raras de fetos, trepadeiras e orquídeas, entre outras tantas que os nossos escassos conhecimentos de botânica não permitiram identificar. O OCBC Skyway liga duas destas super-árvores e permite aos visitantes obter uma vista fantástica do jardim e de outros símbolos da cidade que o rodeiam (tais como, o Marina Bay Sands e a Singapore Flyer).

Cá em baixo, os espaços são agradáveis e diversificados. Dá para passar o dia inteiro a explorar recantos e a descobrir novos lagos, estátuas e pontes. Mas, como a fome já apertava, decidimos dar um breve passeio, passar pela loja das lembranças e partir à procura de almoço.

No fim, ficámos com a sensação de ter visto algo único no Mundo, um jardim ímpar que desafia a nossa imaginação, e demos razão ao senhor do Metro que nos disse que foram ali investidos milhões de dólares mas que o resultado obtido seria capaz de nos surpreender e impressionar. Acertou!

O conceito de jardim botânico elevado a uma nova dimensão


Só faltam os olhos à chinês!

Floresta das super-árvores

OCBC Skyway - Percurso nas alturas

Lá atrás, outro colosso: Marina Bay Sands

Lá atrás, uma das duas estufas gigantes de plantas
 
Lá em baixo, o jardim sempre a crescer até que deixem de se ver as estruturas metálicas

Estas estruturas gigantes são na verdade jardins verticais que abrigam diversas plantas autóctones da Ásia

Lá atrás, Singapore Flyer, outro ícone da cidade

Adivinhem qual de nós infringiu uma destas proibições? Já agora, qual proibição acham que foi?
(as respostas estão mais abaixo)


Floresta urbana

Uma nova espécie de super-árvore nasceu

Lago das libelinhas (porque é que tem de ser tudo gigante?)

Jardim chinês

Só de olhar para este Buda dá vontade de rir, não acham? Gordinho bem-disposto! Ahahah

Quem infringiu foi o Bruno porque para testar a qualidade da estrutura (imaginem) pôs-se ali aos saltos. Ou talvez tenha sido só para assustar a Joana, tal foi a gargalhada solta ao ver o pânico na cara dela! Felizmente, ninguém viu porque, passando isto em Singapura, ainda acabávamos na cadeia por tal gracinha =) Então adivinharam? Deixem um comentário com as vossas apostas iniciais (sejam sinceros)!

8 comentários:

  1. O jardim chinês corresponde mesmo ao ditado popular oriental que diz que os espíritos malignos andam a direito, pelo que à cautela o melhor mesmo é ter espaços cheios de ondas e linhas desencontradas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério, Joana? Não conhecia esse ditado, mas de facto aquela parte do jardim é toda sinuosa ea cascata corre assim aos ziguezagues. Muito giro ter estas referências culturais. Obrigada. Bjs

      Eliminar
  2. Eu cá apostei no Bruno a correr xD
    Não estive muito longe ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá!!! Sinceramente não advinhei até porque não vos imaginava a infringir as regras!! Ai ai ai!! Mais uma vez uma óptima reportagem...gostei imenso. Esse jardim é completamente Avatar!!! :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a falhar! Não viste logo que só podia ser o Bruno?! Ahaha =) Beijinhos

      Eliminar
  4. Aposto em como o Bruno soltou um papagaio de papel!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vi que tinhas comentado e ainda antes de ler o que escreveste, pensei que ias apostar no Bruno de saltos altos! LOL =)

      Eliminar