segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ilha de Ataúro: viagem e estadia


A ilha de Ataúro, que integra o território de Timor-Leste, situa-se a norte de Díli. Já aqui mostrámos diversas vezes a sua imagem vista ao longe mas desta vez decidimos visitá-la.

Sábado, às 8h30 da manhã, estávamos a zarpar do porto de Díli. A viagem foi feita a bordo do ferry Berlin Nakroma e demorou cerca de 3 horas. O barco estava lotado de muitos locais,  que aproveitam para ir fazer negócio ou visitar familiares, e estrangeiros desejosos de desfrutar das águas límpidas perfeitas para fazer mergulho e snorkeling.

Chegados a Ataúro seguimos a pé para este, ao longo da praia, até ao ecoturismo conhecido como Barry’s Place (gerido pelo australiano Barry e a sua mulher timorense de Ataúro). A caminhada demora cinco minutos, atravessando o mercado local onde se vendem diversas iguarias, incluindo peixe e polvo seco.

Berlin Nakroma

Transbordo para o transporte local

Depois do ferry, a viagem até casa continua, mas há tempo para brincar com o fotográfo!

Outro barco que veio buscar passageiros para os levar até casa

Momentos de mimo maternal
 
O Barry’s Place é constituído por diversas palhotas e abrigos para tendas junto à praia de areia fina. As redes convidam ao descanso. Pequenos barcos levam-nos aos spots perfeitos para o snorkeling, num banco de coral localizado mesmo em frente à praia. A qualidade e diversidade de corais, algas, estrelas do mar e peixes é impressionante. Nas nossas aventuras subaquáticas tivemos até a oportunidade de ver uma cobra-de-água preta e branca, que embora inofensiva é uma nadadora extremamente ágil e tem um aspecto assustador! Dá para acreditar?!

O banho é de caneco (a seguir ao banho no mar sabe pela vida) e a casa-de-banho comum. A palhota tinha camas e ventoinha. A estadia inclui ainda refeições variadas, com peixe acabado de pescar, material de snorkeling para quem não tiver o seu próprio, guitarras para quem quiser utilizar, uma pequena biblioteca, jogos de tabuleiro e um frigorífico de bebidas sempre à disposição, bastando ir apontando aquilo que se consome para no fim fazer as contas!

Concluindo, aqui é-nos dada a oportunidade de passar um fim-de-semana totalmente relaxado, em contacto com a natureza e a desfrutar do melhor que ela tem para nos oferecer.
O nosso muito típico alojamento no Barry's Place! Go local!

O descanso do guerreiro

Cama de rede à sombra na praia... de que mais precisamos para descansar? Nada! =)

Linda estátua de Ataúro em pau-rosa. Ataúro é terra de escultores!

Joana entre mergulhos

Palhota das refeições no Barry's Place


Mais esculturas de Ataúro: os tradicionais casais presos por um fio que se penduram dentro de casa e os curiosos óculos de mergulho de madeira e vidro

Belíssimo par


Estátuas dos guardiães olham para o mar de Banda e para a ilha de Timor

Vista da praia para um abrigo no Barry's Place, no qual pode ser montada uma tenda

A praia


As frangipanis que perfumaram a nossa estadia e que surgem um pouco por toda a ilha

Flor de frangipani: um dos nossos aromas preferidos em incensos e óleos essenciais

2 comentários:

  1. Que giro que é Ataúro!! :) Eu aqui tenho o meu casalinho bem juntinho! ihhih

    ResponderEliminar
  2. Para mim o melhor lugar para se ficar em Ataúro é no Trisana,mais sossegado, praia quase exclusiva, sem confusões , o ideal para o sossego e relax. Não esquecer a possibilidade de estadia na Missão, em Maumeta ou em Adara no outro lado da ilha. Viagem obrigatória a Acrema tão bom ou melhor que Jaco.

    ResponderEliminar