quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Hotel Timor

A nossa primeira semana em Díli foi passada no Hotel Timor. Embora já haja alguma oferta, este hotel, recuperado pela Fundação Oriente, continua a ser o melhor de Timor-Leste. Com o passar do tempo apercebemo-nos de que este espaço funciona não só como local de dormida como de ponto de encontro e centro social de convívio de grande parte dos malai que passam por Díli. O bar, com café expresso e internet wireless (ambos de fraquíssima qualidade), serve muitas vezes de sala de reuniões. O restaurante, sempre com gastronomia portuguesa e com o tradicional cozido à portuguesa aos domingos, serve quase de cantina. O ar condicionado, sempre gelado, é um refúgio ao calor húmido que se sente na rua.
Os funcionários arranham mal o português mas são muito simpáticos…algumas frases são míticas: o “Sinhori, pode sentari.” das meninas do bar, o “Muito stressi!” dos senhores da limpeza (sim, aqui a maioria dos empregados de limpeza são homens porque consideram este um trabalho muito pesado para as mulheres!), o “Táxi custa $1 mas para malai é $2.” da recepcionista… enfim, foi uma boa estadia e o contacto com estes timorenses só serviu para facilitar a nossa integração e compreensão desta cidade e da sua população.
Uma referência final à banda sonora que sempre acompanhou as nossas refeições: ao pequeno-almoço versões chill-out de grandes hits da música pop-rock, ao almoço fado para aguçar a nostalgia e ao jantar ópera e música clássica! Hilariante!
Só não vamos ter saudades porque sabemos ser inevitável lá voltar para comer ou socializar…aliás, ainda hoje lá voltámos para nos empanturrarmos com uma bela lasanha de carne e cogumelos =)


Tais em exposição

A secar no bar

À espera do jantar ao som duma valsa!

1 comentário:

  1. Tão bonitinhos no Hotel!! Muito bem estou a gostar de saber as novidades e de vos ver por aí!!´Grande beijinho.

    ResponderEliminar