segunda-feira, 2 de maio de 2011

Domingo de Páscoa

Longe da família, do cabrito, do folar, das amêndoas doces e dos ovos de chocolate (por aqui esses doces não são tradição), aproveitámos o Domingo de Páscoa para ir passear. Juntámo-nos a mais três amigos e com o jipe cheio rumámos numa nova direcção. Como já conhecemos a costa nos arredores de Díli, agora foi a vez de espreitarmos a montanha! Este é talvez o traço mais marcante da geografia da ilha: praias paradisíacas rodeadas de grandes escarpas e cordilheiras que vão até ao interior da ilha.
Saímos de Díli em direcção a oeste e depois partimos para sul, rumo às montanhas de Ermera. Pelo caminho, visitámos o vale de Gleno. E à volta decidimos vir pela estrada de Aileu e entrar em Díli por Dare.
Grande parte das estradas que percorremos estava em péssimo estado: cheia de curvas, buracos, abatimentos, lama, um desafio até para os estômagos mais resistentes… felizmente ambos superámos esta prova sem enjoos! Mas as paisagens que descobrimos fizeram com que a viagem e o cansaço valessem a pena e ficámos deslumbrados com as montanhas cobertas de árvores e os vales alagados onde crescem arrozais! Tão depressa nos sentíamos numa montanha japonesa, como num vale vietnamita e deu para perceber a diversidade desta ilha e o que ainda temos para explorar!
Esta volta ocupou-nos quase um dia inteiro mas, como podem ver pelo mapa, foram apenas umas dezenas de quilómetros.

Sem comentários:

Enviar um comentário