sexta-feira, 8 de julho de 2011

Costa sul! =)

No domingo, saímos cedo de Maubisse e fizemo-nos à estrada com o objectivo de almoçar já na costa sul da ilha.

Saindo das montanhas, as estradas vão-se tornando menos sinuosas com as primeiras rectas a aparecerem no caminho. A vegetação é muito mais exuberante, com grandes palmeiras e fetos gigantes. Existem muitos ribeiros e duas estações de chuva. As casas são elevadas sobre estacas para evitar a água e a lama. As planícies são mais férteis e toda a gente tem uma horta. As aldeias são mais pequenas e dispersas. As pessoas mal pronunciam uma palavra em português mas são simpáticas e curiosas.
Em plena floresta tropical
 Ao fim dalgumas horas chegámos por fim a Betano, a pequena povoação situada na costa sul da ilha! E pudemos apreciar as ondas de Tasi Mane!

Tasi Mane significa “Mar Homem” em Tétum e é assim que os timorenses chamam ao mar do sul da ilha, que é mais forte e violento, com ondas, remoinhos e crocodilos, permitindo mergulhos apenas aos homens mais corajosos e aventureiros! Em contraste, o mar do norte da ilha é chamado Tasi Feto, ou seja, “Mar Mulher”, uma vez que é calmo, transparente, límpido mas com correntes traiçoeiras! =)
A praia estava deserta, apenas com algumas vacas a pastar e porcos a passear de um lado para o outro. Bebemos um café fresco, esticámos as pernas, respirámos ar puro e apreciámos a paisagem. Depois seguimos viagem rumo à pequena vila de Natarbora, onde pudemos por fim almoçar!

Betano

Praia de Betano: finalmente o Tasi Mane diante de nós!

Praia deserta de Betano

Os únicos turistas na margem sul

Só as vacas que vêm aqui pastar parecem apreciar este lugar inexplorado!

Margem sul conquistada!

À saída de Betano, ficar atascada ou sair de calções para um ninho de dengue e malária? Ganhou a primeira opção!

As boas-vindas dadas pelos trovadores de Natarbora

Ultrapassagem inesperada

Povoação do sul da ilha

Casa típica elevada sobre estacas

Estrada nacional que liga o sul ao norte do país!

A ponte onde parámos para almoçar =)
Depois do almoço, rumámos de volta a norte com Díli como destino. Mas em vez de voltarmos pela mesma estrada, decidimos continuar a explorar novos caminhos. Assim, dirigimo-nos a Soiabada (onde ficámos atascados pela segunda vez!), passámos perto de Laclubar (onde só não ficámos atascados por sorte!) e percorremos a última etapa da viagem por Manatuto!
Campo da bola

De novo, as montanhas

Alto de Soiabada

Montanhas de Soiabada

O martírio de fazer chegar bens essenciais (neste caso, água potável) às aldeias mais remotas da montanha! E isto é na Estrada Nacional! Camião puxado a braços (e estavam mais 3 lá em baixo à espera de vez para subir)!

Vale perto de Laclubar

A patinar pela Estrada Nacional e a rezar para não cair no vale!

1 comentário:

  1. Que aventuras mais surreais...parece impossível que sejam verdade, como por exemplo aquela do camião.

    ResponderEliminar