segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Animais da ilha: Toké

No último dia antes das férias, a caminho de casa duns amigos para o nosso jantar de despedida, deparámo-nos com uma visão insólita: um toké! Nem queríamos acreditar!
Já há muitos meses que ouvíamos ao fim da tarde o som característico deste réptil que habita a ilha de Timor e a quem chamam “lagarto-cantor”, mas talvez por ser um animal muito tímido, rápido e fugidio ainda não o tínhamos visto.
Para quem não sabe a que animal nos referimos, o toké é um lagarto às pintas coloridas, que faz um som repetitivo que soa exactamente a “tóóó-kêêê” (http://www.youtube.com/watch?v=EV45csq79RA). Alguns timorenses disseram-nos que só os machos fazem este som, quando já são adultos e querem acasalar. Supostamente, quanto maior é o toké, mais vezes repete este som até ao máximo de sete vezes seguidas (conta a tradição que ouvir este som sete vezes seguidas é sinal de felicidade)!
Algumas pessoas vivem em serena cumplicidade com estes lagartos que comem mosquitos e outros insectos e encontram abrigo na palapa que cobre ainda o tecto de muitas casas timorenses. Depois de ver um toké ao vivo, preferimos ter apenas a companhia dos tékis, umas lagartixas pequenas que vivem no alpendre e de vez em quando ousam aventurar-se para dentro de casa. Um toké dentro de casa era coisa para matar a Joana do coração e deixar o Bruno surdo com os gritos dela!
O primeiro frente-a-frente

Já a fugir de nós

À procura de esconderijo!

4 comentários:

  1. Eu também era menina para desatar aos gritinhos.
    Que coisa medonha!

    ResponderEliminar
  2. Adorava ver um!!! No minimo quero ouvir...acho que vamos andar em busca do Toke perdido!!! eheh

    ResponderEliminar
  3. Na primeira foto dá a sensação de ser um dinossauro perdido em Timor Leste! Dps, ah e tal, é uma osga :P

    ResponderEliminar
  4. É lindo e tem um belo cantar. Ouvi um cantar 10 vezes!

    ResponderEliminar