sábado, 8 de outubro de 2011

Turistas em Timor-Leste!

Nas últimas duas semanas, tivemos a companhia da Sara (irmã da Joana) e do Pedro (o namorado)! Vieram de Lisboa para passar três semanas no sudeste asiático, duas delas em Timor-Leste! E foi tão bom!
Foi a primeira visita que recebemos desde que nos mudámos e sabemos que infelizmente não teremos muitas mais! A longa distância que nos separa da terra-natal, a estranheza dum país exótico e sub-desenvolvido que tão mal conhecemos, o medo das doenças tropicais e da violência que ocasionalmente desponta, os preços proibitivos das viagens de avião necessárias para cá chegar… são muitas as razões que levam a que o fluxo de turistas portugueses em Timor-Leste seja muito reduzido, sobretudo quando comparado com os aventureiros que chegam da Austrália ou daqueles que decidem fazer aqui uma paragem durante um périplo pelo sudeste asiático! E por mais que tentemos convencer os nossos familiares e amigos a cá virem, deparamo-nos sempre com argumentos válidos que dificilmente poderemos rebater, e só nos resta esperar que num momento de coragem comprem a viagem e não se arrependam mais tarde.
Felizmente, a Sara convenceu-se a vir visitar-nos ainda nós não tínhamos descolado de Lisboa! Mais aventureira do que a conhecíamos, com um espírito aberto para receber o que de bom esta terra tinha para lhe oferecer, percorreu a costa norte da ilha de lés-a-lés na companhia do Pedro. De mochila às costas, descobriram as paisagens maravilhosas da ilha, deliciaram-se com a temperatura do Mar de Banda, conheceram a história e as gentes, provaram sabores novos, depararam-se com animais exóticos e surpreenderam-se a cada dia com as originalidades desta ilha!
Acreditamos que saíram daqui mais ricos, com mais mundo e uma visão diferente deste país! Foram provavelmente as duas melhores semanas do ano que aqui tivemos e esperamos que para eles também! E que todas as expectativas que traziam na bagagem tenham sido completamente superadas!
Obrigada pela visita, pela companhia e pela alegria que nos trouxeram! Já estamos cheios de saudades!
Jaco

Praia do Dólar

1 comentário:

  1. Depois de muita emoção e lágrimas vertidas ao ler este texto só podemos agradecer toda vossa bondade em nos terem recebido de braços abertos!! Foram sem dúvida duas semanas espectaculares, em que todas as expectativas foram superadas e saímos daí mais ricos e com uma visão diferente do mundo. A vossa companhia e disponibilidade foi exemplar mas não esperávamos outra coisa ehehe!! "See you back home for Christmas" com um bolo de queijada!! Um grande beijinho e abraço já com muitas saudades.

    P.s. É muito bom olhar para este blog e ver muitos sitios que já conhecemos!!! eheheh :D

    ResponderEliminar