segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Díli Rock - 2 mergulhos a 12 metros

Hoje fizemos os dois primeiros mergulhos em águas abertas do curso de mergulho PADI. O instrutor Sato levou-nos até ao Díli Rock, juntamente com mais dois alunos australianos e um brasileiro, e aí preparou-nos para a aventura que se seguia: dois mergulhos a doze metros de profundidade.
No primeiro mergulho, os objectivos a atingir eram apenas tentar controlar a posição e a respiração, relaxar e manter a calma. No segundo mergulho já tínhamos de realizar algumas habilidades, tais como encher parcial e totalmente a máscara de água e retirar a água para recuperar a visibilidade, partilhar o oxigénio com o nosso parceiro de mergulho, recuperar o regulador de oxigénio de trás das costas e transportar à superfície o nosso parceiro até à costa e ajudá-lo a recuperar de cãibras nas pernas.
Embora a Joana tenha tido alguns problemas com a pressão da água nos ouvidos, ambos conseguimos cumprir todos os objectivos dos dois mergulhos.
Para além da parte técnica, o que verdadeiramente nos deslumbrou foi a descoberta dum mundo novo, um autêntico jardim subaquático rico em vida e movimento, onde a cada pernada nos deparámos com um ser vivo novo, muitos dos quais até hoje só tínhamos visto em programas televisivos sobre a vida selvagem!
Já sabíamos que Timor-Leste era um local privilegiado para a prática do mergulho por se encontrar na extremidade norte na Grande Barreira de Coral e ainda não estar degradado por turismo intensivo, mas a dimensão da surpresa foi grande!
Felizmente, o curso ainda não acabou e temos mais três mergulhos para fazer, da próxima até aos dezoito metros de profundidade!!
Por razões óbvias, não temos registo deste dia memorável, mas quisemos à mesma partilhar convosco alguns dos seres vivos que vimos e, por isso, abrimos uma excepção e fomos à internet buscar as fotografias que abaixo mostramos.
Anax sea cucumber - Fonte: kudalaut.eu

Blackspotted sole - Fonte: diverosa.com

Christmas tree worm - Fonte: forums.saltwaterfish.com

Clownfish - Fonte: Wikipedia

Cornetfish - Fonte: Wikipedia

Giant clam - Fonte: waterworxbali.com

Moorish idol - Fonte: Wikipedia

Raggy scorpionfish - Fonte: bidp-balidiving.com

Striped catfish - Fonte: underwater.com.au

Titan triggerfish - Fonte: Wikipedia

Yellowbarred jawfish - Fonte: francescoricciardi.com

1 comentário:

  1. Quanto a esses mergulhos só digo uma coisa: MEDO!!!! Mas ao mesmo tempo deve ter sido brutal!! Agora têm que investir numa máquina para tirar fotos debaixo de água...que as maravilhas desses mares merecem ser fotografadas!!:)

    ResponderEliminar