domingo, 15 de janeiro de 2012

Singapura - Little India

Depois do Natal passado na companhia da família em Portugal, rumámos de volta à Ásia. Desta vez, o destino foi Singapura, a cidade-Estado que fica no extremo sul da Península Malaia.
Aterrámos no aeroporto de Changi no dia 30 de Dezembro ao final da tarde e rumámos ao nosso hotel, que ficava em Little India. Little India é, como o nome indica, o bairro onde os emigrantes indianos que chegaram no século XIX, se fixaram e aqui tinham as suas criações de gado e fábricas de tijolos. Hoje é o centro da vida desta comunidade e as ruas estão repletas de restaurantes, lojas e templos ornamentados.
Logo neste primeiro dia, aproveitámos para saborear a gastronomia indiana e jantámos um delicioso Chicken Biryani (arroz frito com açafrão, iogurte e frango) no pequeno restaurante Alanka, onde famílias indianas se deliciavam com diversas iguarias comidas, obviamente, à mão. Nós optámos pelos talheres, mas ainda assim só tivemos direito a garfo e colher (a lógica é esta: se o prato já vem confeccionado em pequenos pedaços, não há necessidade de utilizar a faca!). Destacamos ainda a banda sonora de Bollywood, uma presença que se iria revelar uma constante neste bairro.
No dia seguinte, começámos cedo a explorar esta zona da cidade, começando pelo Kampong Glam, o enclave muçulmano de Singapura, com arquitectura colonial e uma atmosfera de Médio Oriente. A área de Kampung Glam (que significa Aldeia das Árvores) foi entregue ao Sultão Hussein Shah como parte do tratado que cedeu Singapura aos Britânicos. Foi aqui que o Sultão construiu o seu palácio (hoje, um centro de artes em remodelação) e a mesquita. Os comerciantes muçulmanos foram-se instalando nas ruas que rodeiam a mesquita e assim surgiu a Rua Árabe, onde pequenas lojas vendem tecidos, peles, artesanato e todas as quinquilharias que possam imaginar.
Sultan Mosque destaca-se pelas cúpulas douradas e minaretes de canto

Arab Street

Arab Street

Arab Street

Arab Street

Arab Street

Kandahar  Street

As primeiras torres que rodeiam Kampong Glam

Sultan Mosque vista de Bussorah Mall

Bussorah Mall

Little India tem resistido à construção em altura mas a pressão faz-se sentir

Little India - placas bilingues com os nomes das ruas

Upper Weld Road

Fachadas de Upper Weld Road

Aqui visitámos uma série de quatro templos dedicados a diferentes religiões que convivem pacificamente ao longo da mesma rua, um sinal da diversidade e riqueza cultural de Singapura.
O primeiro foi o Templo Hindu de Kali, a Corajosa (Sri Veeramakaliamman Temple), construído em 1881, por trabalhadores de Bengali. No interior, encontra-se a estátua negra da deusa hindu Kali, que segura uma arma em cada um dos seus muitos pés e mãos e simboliza a luta do bem contra o mal. Ao seu lado estão os seus dois filhos Ganesh, o deus-elefante, e Murugan, o deus-criança montado num pavão.
Templo Sri Veeramakaliamman

Vendedor de oferendas à porta do templo
O segundo foi o Templo Hindu dedicado a Vishnu (Sri Srinivasa Perumal Temple). Este é um dos edifícios religiosos mais importantes de Singapura, tendo sido construído em 1854 e reformulado em 1966, data em que foi adicionada a Gopuram, torre da entrada com 20 metros de altura e seis níveis de esculturas. A enorme porta de entrada está rodeada de pequenos sinos, que os devotos tocam antes de entrar para pedir aos deuses que atendam aos seus pedidos.

Templo Sri Srinivasa Perumal

Entrada do Templo Sri Srinivasa Perumal
Uns metros adiante, encontrámos o Templo do Dragão da Montanha (Leong San See Temple) dedicado a Kuan Yin, deusa da bondade e compaixão, e ao Buda Sakyamuni, que foi construído em 1917 por um monge budista. Actualmente, tanto Taoistas como Budistas rezam aqui. A fachada está belissimamente decorada com esculturas em madeira de fénixes, dragões, flores e lendas.
Templo Leong San See

Buda na entrada do Templo Leong San See

Pormenor da entrada do Templo Leong San See

Pormenor do topo da fachada do Templo Leong San See
Por fim, visitámos o Templo das Mil Luzes (Sakya Muni Buddha Gaya), inspirado nos templos tailandeses mas decorado com motivos chineses e indianos. Aqui fomos gentilmente recebidos pelo guardião do templo que, apesar de ter ficado baralhado quando lhe dissemos que vínhamos de Portugal, explicou-nos, com entusiasmo, a lenda de Buda e os fundamentos do budismo, enquanto descansávamos e relaxámos ao som hipnotizante das rezas budistas. Pudemos ainda ver a réplica em ébano e madrepérola da suposta pegada de Buda, a estátua de Buda sentado com 15 metros, a estátua de Buda deitado e a roda da fortuna.
Templo Sakya Muni Buddha Gaya

Entrada do Templo Sakya Muni Buddha Gaya

Pormenor da entrada do Templo Sakya Muni Buddha Gaya

Buda sentado
Voltámos a Seragon Road, onde almoçámos outro belo prato indiano Chicken Tika Masala (frango em molho de tomate, manteiga e especiarias).
Fachadas típicas de Seragon Road

1 comentário:

  1. Singapura tem mesmo uma grande mistura de edicios e culturas!!! Gostei muito dos templos e da reportagem fotográfica. Fico à espera das próximas aventuras que passaram por lá. :) Beijinhos.

    ResponderEliminar