sábado, 21 de janeiro de 2012

Singapura - Orchard Road

Voltando aos relatos dos dias passados em Singapura…
Aproveitámos a tarde de dia 31 para passear pela Orchard Road, a longa e larga avenida que é a meca do consumismo de Singapura, considerada por turistas e locais como uma maravilha a não perder.
A quantidade inexplicável de centros comerciais e de pessoas às compras deixou-nos de queixo caído (notem que este é um dos estados com um PIB mais elevado do mundo e os preços do vestuário e da tecnologia é igual ou inferior ao que se paga em Portugal).

Para ficarem com uma ideia do que a Orchard Road é, imaginem a Avenida da Liberdade repleta de centros comerciais, uns a seguir aos outros, todos enormes, cheios de marcas internacionais (muitas delas, de luxo) e de compradores que andam de um lado para o outro atrás da próxima compra. É isto! E talvez por ser só isto não nos tenha fascinado. A verdade é que, de início, tem graça mas passado uns quilómetros perguntamo-nos se haverá algo de novo ou de diferente para ver. As lojas vão-se repetindo e ver montras está longe de ser o nosso passatempo preferido. A única coisa que ainda nos surpreendia era a arquitectura dos edifícios, alguns muito excêntricos e futuristas (principalmente quando sabemos que a maioria já foi construída há mais de vinte anos!).
Com o cair da noite, a rua ganhou o brilho das decorações natalícias e o passeio ganhou um novo alento. Jantámos num dos inúmeros food courts chineses, o menu incluiu dumplings, sticky rice e outras tantas iguarias que não conseguimos decifrar. Ainda conhecemos umas simpáticas irmãs holandesas, ainda adolescentes, que tinham vindo passar o ano com os avós singapurenses! Mais um sinal da enorme diversidade e riqueza cultural desta cidade.
Depois dum dia tão divertido (em que fomos da Índia à China em menos de doze horas), estávamos prontos para entrar em 2012 de espírito aberto e olhos postos no melhor que o futuro nos pode trazer!
Chegada a Dhoby Gaut: zona onde os lavadores de roupa indianos trabalhavam (hoje não resta nenhum sinal deste passado)


Igreja protestante em Dhoby Gaut

Park Mall, o centro comercial dedicado ao mobiliário e decoração de interiores

A começar a caminhada pela Orchard Road



Istana Park: pequenos jardins muito cuidados e esculturas vão despontando entre os centros comerciais




Peranakan Place, o único vestígio das antigas lojas que costumavam aqui existir, é hoje dedicado ao comércio de luxo

Entrada para Emerald Hill, um bairro de residências tradicionais, pequenos bares e lojas sofisticadas

Emerald Hill

Movimento na rua ao final da tarde



O maior centro comercial de todos os que existem na Orchard Road

Jantar chinês

Orchard Road à noite

Decorações de Natal


Foi aqui que desistimos de continuar a percorrer a Orchard Road. Aquelas grades foram o sinal stop de que precisávamos!

 A segurança faz-se sentir

Prontos para 2012? Sim!

Sem comentários:

Enviar um comentário