quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Singapura - Tanjong Pagar e Chinatown

Para o primeiro dia do ano os planos eram: acordar cedo e passar a manhã no Jardim Botânico, ir até Chinatown e por fim rumar até Raffles Place, o quarteirão dos arranha-céus. Ora, o plano começou logo por falhar porque, embora as nossas intenções fossem boas, acabámos por adormecer depois do despertador tocar e quando nos levantámos já passava muito da hora prevista. Ainda assim, não deixámos que este atraso nos estragasse o primeiro dia do ano e o segundo de passeio e fomos ajustando o plano à medida que o dia foi seguindo e a verdade é que ficou quase tudo visto!
Eliminámos a visita ao Jardim Botânico e às suas orquídeas e começámos por ir de táxi de Little India (a norte) até Tanjong Pagar (a sul), atravessando pela primeira vez à luz do dia o rio de Singapura e contornando o incontornável Marina Bay Sands, que deixámos para explorar mais tarde.
Tanjong Pagar fica no extremo sul de South Bridge Road e foi, em tempos, uma zona de plantação de noz-moscada. Mais tarde, foi convertida numa zona de comércio tradicional e actualmente é uma das “zonas de conservação” da arquitectura tradicional de Singapura. Este foi um dos primeiros bairros a ser renovados e o resultado está à vista: prédios bem conservados, com muitas lojas, restaurantes e bares elegantes. Sem dúvida, um bom sítio onde ir à noite beber um copo. Ao longo de Tanjong Pagar Road encontra-se a maior concentração de lojas de vestidos de noiva que alguma vez vimos! É porta sim, porta sim, e há para todos os gostos, feitios e preços, desde chinesices baratas a sofisticados ateliers e representantes de marcas internacionais.
Em Duxton Road, pudemos apreciar a beleza do Berjaya Duxton Hotel, o hotel de charme mais antigo de Singapura, com fachada de inspiração chinesa e interior decorado em estilo colonial.
Na esquina entre a Tanjong Pagar Road e a Neil Road fica a antiga Estação dos Riquexós, construída em 1903. Os primeiros riquexós foram importados de Xangai para Singapura em 1880 e por volta de 1919 existiam mais de 9.000 riquexós e de 20.000 condutores. Após a II Guerra Mundial, foi aprovada legislação a proibir o uso dos riquexós, que assim desapareceram das ruas de Singapura.
Já com a fome a apertar, decidimos almoçar num dos muitos concorridos food courts chineses. Seguimos o conselho dum taxista e fomos para a banca que tinha uma fila maior (e que dava a volta ao quarteirão!) por ser normalmente aquela que serve melhor. Não há palavras para descrever: estávamos no primeiro dia do ano e o sítio estava apinhado de locais e de turistas asiáticos que esperavam pacientemente para almoçar o único prato que constava do menú – canja, frango cozido e arroz branco! Surreal! Entrámos na onda e lá almoçámos este repasto digno de feriado! A grande vantagem é que foi muito barato e permitiu conviver de perto com a comunidade chinesa, observá-los e admirar os seus hábitos.
Já dentro do espírito, atravessámos o belíssimo bairro malaio de Ann Siang Hill e seguimos então até Chinatown, o maior complexo de ruas com mercados a céu aberto da cidade. Aqui tudo se vende e tudo se compra e com o Ano Novo Chinês tão próximo não faltou a típica parafernália de penduricalhos dedicados ao ano do dragão. Foi a primeira Chinatown que conhecemos e adorámos!
Tanjong Pagar

Tanjong Pagar

Placas bilingues, aqui em inglês e chinês

Bares de Duxton Road

Berjaya Duxton Hotel

Fachada do Berjaya Duxton Hotel

Arcada da antiga Estação dos Riquexós

Antiga Estação dos Riquexós

Entrada da antiga Estação dos Riquexós

Vista da Estação e da construção que rodeia a área de conservação de Tanjong Pagar

Preparativos para o Ano Novo Chinês


Chinese Food Court

O tão ansiado repasto


Fila de espera para o frango cozido com arroz

Chinatown Heritage Centre

Fachada do Chinatown Heritage Centre

South Bridge Road

Bairro malaio de Ann Siang Hill

Ann Siang Hill

Ann Siang Hill

Arredores de Ann Siang Hill

Chinatown

Charcutaria em Chinatown (sim, aquilo são patos!)

Chinatown

Chinatown

A comprar um penduricalho com os signos do horóscopo chinês (o Bruno é cão e a Joana é rato!)

Temple Street

Temple Street

Saindo de Chinatown

Transição drástica entre a arquitectura de Chinatown e Raffles Place

Últimos prédios baixos antes dos arranha-céus

Uma pista para o próximo post =)

2 comentários:

  1. Joaninha,as fotos estão fantásticas!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Marcos! Normalmente, o fotógrafo é o Bruno e eu sou mais a cronista! Por isso, os créditos fotográficos vão para ele =) Estamos a tentar diversificar e pôr aqui paisagens, monumentos, curiosidades e alguns momentos que achamos que dão uma boa ideia de como Singapura é! Assim ficam a conhecer a cidade pelos nossos olhos! Beijinhos

    ResponderEliminar