quarta-feira, 14 de março de 2012

Areia Branca

A praia da Areia Branca fica numa baía em Meti-Aut, entre Díli e o Cristo Rei. É uma baía de areias finas e brancas (como o próprio nome indica), distinguindo-se das praias mais para oeste que têm areia mais grossa e escura. As águas são paradas, tão paradas que mais parece que estamos numa lagoa do que no mar. Mas aquilo que a torna verdadeiramente única no contexto de Timor-Leste é a existência de alguns apoios de praia. Aqui existem bares, restaurantes, chapéus-de-sol, espreguiçadeiras e canoas para alugar, algo de singular no país! Não admira, portanto, que seja o local de eleição, tanto de locais como de estrangeiros, para passar os finais de tarde e as horas preguiçosas dos fins-de-semana de sol.
A maioria dos frequentadores da Areia Branca vem aqui para fazer caminhadas ao longo do passeio empedrado, correr, apanhar sol, beber água de coco ou um batido da Mana Fina. Infelizmente, os nossos horários de trabalho não são compatíveis com finais de tarde a assistir ao pôr-do-sol e ao fim-de-semana preferimos outras opções menos movimentadas (as nossas tentativas de ir à Areia Branca ao Domingo terminaram sempre com frustrados regressos a casa por não haver estacionamento, lembrando os piores dias da Costa da Caparica em pleno mês de Agosto!).
Mas como não há regra sem excepção, a Joana teve direito a usufruir dum belo fim de tarde na Areia Branca, e gostou! O sol estava quente, o céu limpo e a maré vazia. Deu para caminhar, descansar e esvaziar a cabeça do stress do trabalho. Foi verdadeiramente relaxante e até terapêutico. Sem dúvida que isto sim é qualidade de vida!
O dia terminou a saborear um dos famosos batidos da Mana Fina, acompanhado de sassati de frango com molho de tamarindo e amendoim e batatas Timor (iguaria típica de Timor-Leste que consiste em pequenas espetadinhas de frango, temperadas com aquele molho bastante doce, servidas com batatas fritas).
Pena é que não possamos repetir com mais frequência finais de tarde assim!

Mangroves

Maré baixa

Areia Branca

A relaxar ao pôr-do-sol

Areia Branca na maré baixa



Estrela do mar que deu à costa

Como a praia está virada para oeste, este é dos poucos locais em Díli onde se vê o pôr-do-sol de frente



Fim de tarde tão bem passado e na melhor companhia


Ficámos na praia mesmo até ao anoitecer

Depois jantámos o típico sassati com batata de Maubisse no restaurante da praia Sol e Mar da famosa Mana Fina

Batata de Maubisse ou batata Timor é como se chama à batata frita local (se não especificarmos assim, o que nos servem é batata frita congelada)

3 comentários:

  1. Realmente o pôr do Sol visto da Praia da Areia Branca é algo inigualável.
    Belo serão de final de tarde a relaxar com uma fantástica vista e companhia.
    Já tenho saudades destes momentos de tranquilidade que as belas praias Timorenses me ofereceram.

    Keep the good work going ;)

    ResponderEliminar
  2. Que fotografias lindas e que praia fantástica!! Adoro!!! Só essa comida é que não me convenceu...acho que se safaram os rissóis de atum certo? eheh :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também temos muitas saudades de vos ter por cá! Para ter sido tudo perfeito só faltava mesmo o Bruno ter podido juntar-se a nós.

    Sara, tens razão. Aquele sabor doce intenso também não me convence...já as batatinhas Timor e os rissóis de atum são do melhor =)

    Beijinhos e abraços aos 2 =)

    ResponderEliminar