quinta-feira, 1 de março de 2012

Diário de campanha - Presidenciais 2012

Começou ontem o período oficial de campanha para as eleições presidenciais que se vão realizar no dia 17 de Março (embora quase todos os candidatos já andassem há semanas em acções de promoção por todo o país).

Ao todo são treze candidatos, que passamos a apresentar (por ordem alfabética): Abílio Araújo, Angelita Pires, Fernando La Sama de Araújo, Francisco Gomes, Francisco Lu Olo Guterres, Francisco Xavier do Amaral, José Luís Guterres, José Ramos-Horta, Lucas da Costa, Manuel Tilman, Maria do Céu Silva Lopes, Rogério Lobato e Taur Matan Ruak.
Há dois dias, doze candidatos assinaram um pacto para a realização de eleições pacíficas (só faltou Francisco Xavier do Amaral que tem quase 80 anos e estava internado no Hospital Guido Valadares). No final da assinatura do pacto, houve um debate transmitido em directo pela TVTL, em que cada um dos candidatos presentes pôde expor as razões pelas quais se candidatou à presidência.

Assim, ontem, Díli acordou repleta de propaganda, destacando-se claramente (em termos de quantidade) a dos candidatos Francisco Lu Olo Guterres, ex-guerrilheiro apoiado pela Fretilin (historicamente o maior partido, do qual é presidente), e Taur Matan Ruak, antigo comandante militar das FALINTIL apoiado pelo CNRT (de Xanana Gusmão). Por todo o lado, vemos banners, bandeiras, posters e autocolantes destes candidatos a apelar ao voto. Veremos se os outros candidatos também gastam neste tipo de propaganda os USD 10.000 a que têm direito, ou se optam por outras acções (muitos preferem fazer deslocações aos distritos onde têm mais apoio para  mobilizarem potenciais votantes).

De louvar são os esforços da Comissão Nacional de Eleições e organismos associados na promoção de eleições transparentes e pacíficas. Já vimos banners a apelar ao voto, outros que alertam para a proibição de mobilizar crianças para acções de campanha e, na televisão, passa com frequência um anúncio a explicar os procedimentos eleitorias (incluindo aspectos bastante práticos como: como encontrar o local de voto, a importância do cartão de eleitor, procedimentos especiais para idosos e pessoas com necessidades especiais, etc).
Vamos, com certeza, manter-nos atentos ao desenrolar desta campanha, na expectativa de que corra sem sobressaltos, e daremos aqui conta daquilo que nos pareça mais relevante para que possam também acompanhar, pelos nossos olhos, este momento da História de Timor-Leste.

Apelo ao voto na ponte de Comoro

4 comentários:

  1. Obrigado! Estarei atento aos vossos relatos e já tinha saudades de algo sobre TLS!! :)

    E em Abril há legislativas não é?

    Cumprimentos e continuação de boa saúde (sem ídas ao dentista).

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Pedro. Em Abril haverá (muito provavelmente) a 2.ª volta das presidenciais e em Junho são as legislativas.

    A saúde continua boa. Apesar do surto de dengue, ainda nenhum de nós foi picado pela terrível mosquita (sim, só a fêmea é que transmite a doença, claro!!).

    ResponderEliminar
  3. Pensava que as legislativas fossem no final de Abril ou Maio... Não vejo a hora de ir até aí fazer um reconhecimento de algumas coisas para planear a minha emigração, mas assim, acho mais prudente aguardar por Agosto...

    Boa continuação e cá vou "espreitando"...

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, ainda sem confirmação oficial, fala-se de dia 14 de Abril para a 2.ª volta das presidenciais e 29 de Junho para as legislativas. Assim que sejam anunciadas as datas oficias, confirmamos esta informação.

      Eliminar