sábado, 17 de março de 2012

Então, já viram este tempo?!

Num Inverno, que trouxe a Portugal seca intensa e idas antecipadas à praia, parece que o tempo por Díli também decidiu trocar-nos as voltas. Partilhemos experiências (porque o tempo é sempre um bom assunto quando não nos lembramos de outro!):
Vivemos em Díli há pouco mais de um ano, por isso o nosso conhecimento da meteorologia local resume-se a um ciclo anual. Ainda assim, já fomos aprendendo alguns factos interessantes, como por exemplo, não existirem aqui quatro mas sim duas estações: a das chuvas e a seca. A estação das chuvas vai de Novembro a Abril e caracteriza-se por elevados níveis de humidade, chuvas diárias e temperaturas a rondar os 30ºC. A estação seca vai de Maio a Outubro, os níveis de humidade mantêm-se elevados mas pára completamente de chover e as temperaturas descem um pouco, fixando-se por volta dos 25ºC (mas como não há nuvens, muitas vezes, o sol é ainda mais abrasador).
Estamos por isso em plena época das chuvas e, embora seja apenas a segunda que vivemos, temo-nos apercebido de enormes diferenças relativamente à do ano passado. Uma delas tem de ser atípica. E, pelo que nos contam aqueles que cá sempre viveram, é esta a estação das chuvas que está a fugir aos cânones.
No ano passado era assim: de manhã estava sol; perto da hora do almoço as nuvens começavam a cobrir o céu; a meio da tarde levantava-se vento; por volta das 17h ou 18h caía uma repentina chuvada tão forte e impiedosa, que embora durasse no máximo uma hora, deixava as estradas inundadas e muitas vezes até intransitáveis; de repente a chuva parava e durante a noite as estradas secavam e o céu voltava a ficar limpo e de manhã lá estava novamente o sol. Era certinho que nem um relógio. Podíamos planear o nosso dia, de modo a evitar saídas à hora do temporal, confiantes de que os nossos planos não sairiam furados.
Ora, este ano não tem tido nada a ver com o que acabámos de descrever. Têm sido frequentes as semanas em que não cai um pingo de chuva, nem assomam nuvens no céu. Seguidas de semanas inteiras sem sol, com chuva miudinha o dia todo (algo muito raro em Timor-Leste), intercalada com períodos curtos de chuva mais forte. Mais raro ainda é o facto de ser durante a noite que caem os grandes temporais! Já não há planeamento possível. O tempo que foi o mesmo durante décadas trocou-nos as voltas!
Estes últimos sete dias foram daqueles em que o sol não apareceu e a chuva miudinha foi uma constante. Acordamos com chuva, passamos o dia com chuva e adormecemos com chuva. As ribeiras estão cheias e muitas casas junto as margens têm sido afectadas. Felizmente, para nós as consequências não foram tão dramáticas mas ainda assim sentimos os efeitos deste tempo estranho, sendo o principal o facto de andarmos há sete dias a tomar banho de água fria!
Pois é: em nossa casa, a água é aquecida por painéis solares, solução que funciona lindamente na maioria dos dias do ano. Mas sem sol, não há água quente e por isso, para grande martírio da Joana, os duches são mesmo tomados debaixo de água que, não chegando a ser gelada, está longe de ser morna!
Por outro lado, e porque há sempre um lado positivo em cada história, estas chuvadas desmobilizaram grande parte dos comícios em Díli, o que permitiu levar uma vida normal e fez com que o trânsito não ficasse ainda mais caótico do que é normal (com excepção do último dia de campanha, como mostrámos no post anterior)!
5ª feira, dia 15.03.2012, pelas 8h40

No mesmo dia, à mesma hora, sem sinais do sol

2 comentários:

  1. Deixem lá que por aqui também anda muito estranho...quando deve chover não chove e depois quando chove cai um dilúvio com direito a granizo e trovoada. Só é pena que assim não podem aproveitar a piscina duranta o fim de semana.

    Beijinhos e bom descanso

    ResponderEliminar
  2. Hoje voltou o sol! Alegria! Já deu para dar uns mergulhos (embora a água esteja fria) e reforçar o bronzeado! =)

    ResponderEliminar