quarta-feira, 14 de março de 2012

Faqs 1 e 2 - não somos professores e nunca vivemos fora de Díli

Têm sido frequentes os leitores que, ao projectar ou planear a sua vinda para Timor-Leste, nos escrevem com dúvidas, questões, pedidos de esclarecimento. Embora tentemos sempre responder por e-mail, a verdade é que nem sempre temos disponibilidade para isso e, com o passar do tempo, alguns pedidos acabam inevitavelmente por cair no esquecimento. A todos aqueles que nos escreveram e ficaram sem resposta, desde já pedimos as nossas desculpas.

Como na maioria dos casos as perguntas repetem-se, vamos iniciar aqui uma nova rubrica de FAQs (Frequently Asked Questions), onde tentaremos responder às questões mais pertinentes que nos vão colocando relativas, por exemplo, ao preço das rendas, condições das habitações, serviço de telemóvel e internet, supermercados, transportes públicos e tudo o mais que nos formos lembrando. Esperamos com isto que aqueles que perspectivam uma vida em Timor-Leste possam ficar com uma visão mais completa dos aspectos práticos do dia-a-dia neste país.

Notem que, como tudo o que escrevemos aqui, as respostas dadas são nada mais do que opiniões pessoais, baseadas única e exclusivamente na nossa experiência ou na de amigos próximos. Não são, nem pretendem ser verdades absolutas. Claro que nos sentimos honrados por saber que contam com os nossos relatos para ter uma visão (e não mais do que isso) do que é a vida em Timor, mas esperamos que todos aqueles que pensam em vir para cá procurem informação de várias fontes.

Fazemos este alerta porque já nos escreveram a dizer que tomaram a decisão de vir para Timor-Leste apenas com base no nosso blogue! Para além de acharmos esta atitude completamente irresponsável, estejam certos de que não nos sentiremos responsáveis se as vossas expectativas saírem defraudadas.

A verdade é que não vos conhecemos, não sabemos se têm perfil ou capacidade de adaptação para viver num país com estas características, um dos mais pobres e subdesenvolvidos do mundo! Como diria Hollywood, este país não é para velhos, nem para pessoas sem jogo de cintura ou capacidade de abstracção da miséria com que convivemos todos os dias, mesmo debaixo do nosso nariz para quem quiser ver. Crianças descalças, velhos subnutridos e analfabetos, esgotos a céu aberto, bairros de barracas onde vivem famílias numerosas, mercados de carne debaixo de 30ºC sem qualquer tipo de cuidado sanitário… tudo existe em grande escala, como podem imaginar! Porém, não é isso que queremos mostrar aqui e por essa razão, como muitos já notaram, o nosso blogue, para além de conter uma visão pessoal, só tem aquilo que queremos e nos interessa mostrar!

Assim, feitas estas considerações prévias, para começar respondemos a duas das perguntas mais frequentes:

1 – Não, nenhum de nós é professor em Timor-Leste e por essa razão não estamos familiarizados com o processo de recrutamento, nem com as condições oferecidas. Temos, no entanto, uma boa amiga que está na área do ensino e que vai partilhando alguns conhecimentos connosco. Por isso, se tiverem perguntas muito básicas, pode ser que tenhamos resposta para vos dar.

2 – Nunca vivemos fora de Díli. Se tiverem uma oportunidade de trabalho em Timor-Leste mas nos distritos, devem ter em conta que os recursos que vão ter à vossa disposição são substancialmente mais escassos a todos os níveis (habitação, acessibilidades, alimentação, rede eléctrica, etc.). Vejam os nossos posts sobre passeios pela ilha para terem uma ideia da realidade fora de Díli.

Vão deixando as vossas perguntas e tentaremos responder a todas com a maior brevidade possível.

2 comentários:

  1. De momento não tenho perguntas...os vossos posts têm sido muito esclarecedores!! ehehe Sugiro apenas umas coisinhas mais chocantes e reais para os leitores perceberem que nem tudo são maravilhas por essa terra fantástica.

    Um grande beijinho da vossa leitura e comentadora mais assidua. ahah

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por estares sempre presente! Pois, de facto, andamos a pensar numas publicações do "dark side" da ilha...vamos ver se se concretizam ou se desistimos da ideia para não chocar ninguém (sobretudo os nossos pais!!)! Beijinhos

    ResponderEliminar