domingo, 18 de março de 2012

Felicidade encomendada

Não conseguimos explicar a felicidade que é chegar aos Correios e levantar uma caixa que veio daqueles de quem mais gostámos e que estão tão longe! Lá dentro, muitos mimos, muitos sorrisos que viajaram meio mundo para fazer duas pessoas mais felizes!

Imaginamos que este seja um sentimento seja partilhado por todos aqueles que vivem em qualquer sítio tão remoto que os Correios ainda desempenham um papel de ligação ao mundo exterior. Lembram-se da letra do Postal dos Correios, dos Rio Grande, que dizia: "Cá chegou direitinha a encomenda / Pelo "expresso" que parou na Piedade / Pão de trigo e linguiça pra merenda / Sempre dá para enganar a saudade"? No fundo, é isto!

Em Díli, só recentemente chegou o conceito de loja e o que vendem pouco ou nada nos interessa. As roupas que cá chegam têm uma de três origens: roupa em segunda mão vinda da Austrália, roupa feita para adultos do tamanho de crianças da Indonésia, ou roupa “original copy” made in China. Sapatos, malas e acessórios têm as mesmas origens. Livrarias só devem existir duas ou três e só uma delas vende livros em português, sendo o catálogo composto apenas por biografias e livros de leitura obrigatória no programa escolar. Dvds só pirateados como já aqui relatámos e cinema não existe (aliás, tal como teatro, museu, sala de concertos ou loja de música).

Para além dos supermercados, lojas de artesanato, lojas de electrodomésticos e uma ou outra loja com artigos de decoração importados de Bali a preços exorbitantes, pouco resta para satisfazer ímpetos consumistas.

Por isso, aqui aprendemos a viver sem comprar. Com o tempo, deixámos de sentir essa necessidade e aceitámos que aquilo que temos é suficiente e bastante (aliás, é tanto mais do que aqueles que nos rodeiam têm que só por vaidade e egoísmo poderíamos dizer que o que temos é pouco). Esta é, sem dúvida, uma das grandes lições que levamos de Timor: a maioria das nossas necessidades não passam de vontades.

Os dias passam e vivemos tranquilamente com esta realidade (excepto quando alguma peça se estraga e sabemos que não temos com substituí-la nos próximos meses – o que infelizmente acontece com muita frequência por causa do sol, do pó e da água calcária que corroem tudo – ou quando saí um filme no cinema que gostávamos tanto de ver e não podemos). Claro que aproveitamos as saídas do país para vermos montras, conhecermos modas e comprarmos algumas coisas que nos fazem falta ou simplesmente que queremos comprar. Para irmos aos cinemas, às livrarias, às lojas de informática, às perfumarias e até aos supermercados onde tudo é muito e variado.

Mas entre estas saídas chegam-nos ocasionalmente inesperadas encomendas de Portugal que trazem um pouco de tudo e ajudam a matar saudades dalguns confortos e mimos que continuam a dar-nos tanto jeito! Muito obrigado a todos aqueles que desta forma nos trazem momentos alegria encomendada e partilhada!
Caixa acabada de levantar nos Correios

4 comentários:

  1. Gosto especialmente deste post! Porque para além de ter a alegria de vos mandar uma caixinha também tenho a de receber uma vinda daí!! Sei bem qual é a felicidade de receber a noticia que a caixa chegou e poder ver o que vem lá dentro, mas aí é um filme ir buscá-la aos correios quando os funcionários têm pouca vontade de trabalhar. LOL

    P.S Só gostava de ver as voltas que a caixa dá até chegar ao destino! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo momentos especiais! Estas caixas são mais viajadas do que nós, mas desde que cheguem ao destino é o que interessa =) Beijinhos

      Eliminar
  2. Uauh adorei a expressão "Por isso, aqui aprendemos a viver sem comprar. Com o tempo, deixámos de sentir essa necessidade e aceitámos que aquilo que temos é suficiente e bastante (aliás, é tanto mais do que aqueles que nos rodeiam têm que só por vaidade e egoísmo poderíamos dizer que o que temos é pouco). Esta é, sem dúvida, uma das grandes lições que levamos de Timor: a maioria das nossas necessidades não passam de vontades."

    Vou reflectir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mark(os)! É bem verdade: daqui levam-se memórias e filosofias e esta é talvez das que mais nos tocaram =)

      Eliminar