sábado, 17 de março de 2012

Hoje é dia de eleições presidenciais

Foram hoje chamadas a votar mais de 625 mil pessoas. Em causa está a eleição do terceiro Presidente de Timor-Leste.
 
Embora não existam sondagens (nem correctas, nem incorrectas, pura e simplesmente não existem de todo!), nem previsões à boca das urnas, aqui fica a nossa previsão, com base no que temos ouvido nas ruas: Taur, Lu-Olo, Ramos Horta ou La Sama, acreditamos que um destes será o próximo presidente de Timor-Leste.
 
É mais do que certo que teremos segunda volta, mas se tudo continuar a correr como até agora, serenidade é a palavra de ordem e não existem motivos para preocupação. Damos vivas à liberdade democrática e ao poder de cada povo eleger aquele que o representa!
Aqui ficam os links dalgumas notícias que confirmam o que dissemos:

5 comentários:

  1. Ainda bem que até agora correu tudo da melhor forma, espero que assim continue...tudo muito calmo e pacifico!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. E para Junho a expectativa é que o Xanana continue, certo? E se assim for, agora convinha que ganhasse o Taur M. Ruak ou nem por isso? Estão convictos que tudo continuará pacífico?

    ResponderEliminar
  3. Luís Lima, sendo certo que o Xanana se irá recandidatar, já não nos parece nada certo que volte a ganhar.
    Se vir os resultados desta 1.ª volta, quem ganhou foi o candidato da Fretilin, embora com uma margem curta para o da CNRT. Assim, o que vai ser crucial para as legislativas são os apoios dos outros partidos que sabem que estão fora da corrida mas aspiram a um cargo ministerial, é o caso do PD (de La Sama) e dos apoiantes de Ramos-Horta, que em conjunto conseguiram mais de 35% dos votos nestas eleições e já anunciaram um sentido de voto concertado para a 2.ª volta e para as legislativas. Isto sim vai desequilibrar as contas. Embora não tenham anunciado que candidato vão apoiar, correm rumores de que será o da Fretilin e nesse caso Xanana terá a vida muito complicada!
    Vamos aguardar e tentar manter-nos e manter-vos informados.

    ResponderEliminar
  4. TMR afinal...
    Será que assim o Xanana ficará mais tranquilo e TLS serenamente pacifico como todos pretendemos?

    ResponderEliminar
  5. É verdade! Teremos um Presidente da ala de Xanana, o que só o poderá ter deixado mais tranquilo. Foi o sinal positivo que ele tanto esperava (note-se que Xanana esteve bastante presente no apoio dado a TMR, aparecendo nos comícios mais importantes e figurando nos cartazes ao seu lado). Estas eleições foram muito pacíficas (mérito dos 2 candidatos que sempre apelaram à não-violência) e esperamos sinceramente que assim sejam as próximas!

    ResponderEliminar