domingo, 22 de abril de 2012

Fim-de-semana da Páscoa: Díli - Baucau - Com

No fim-de-semana da Páscoa, aproveitando o feriado à sexta-feira, decidimos sair de Díli por uns dias e rumar a leste. Lancheira pronta, reservas feitas, aqui vamos nós tendo como primeira paragem Baucau.
A viagem foi tranquila e pudemos ver alguns festejos pascais ao longo do caminho. Como era esperado, os arrozais estavam verdes e lindíssimos nesta época da chuva e os karaus (búfalos de água) refrescavam-se nos charcos de que tanto gostam. A chuva, que ameaçava pôr os nossos planos em risco, caiu apenas durante dez minutos antes de chegarmos a Baucau e não atrapalhou. Uma vez aqui chegados, seguimos até à Pousada (esta), onde almoçámos uma deliciosa espetada de peixe, seguida de café (aqui chamam-lhe “expresso”) com um bolinho de areia. Delicioso!
Celebração pascal em Metinaro

Montanhas e mar no Subão, a caminho de Baucau

"Bis" (autocarro) a levar pessoas e bens de Díli para Baucau. Aquilo é mesmo um frigorífico: os avisos de segurança dizem que não pode ir na vertical na bagageira duma pick-up, mas de facto não diz que não pode ir atado à traseira dum autocarro! E os rapazes, conseguem imaginar em que estado chegarão a Baucau?!

Palmeiras e arrozais

Mulheres vão buscar água à ribeira

Ribeira

Arrozais

Karaus no banho de beleza
 
Decidimos então ir ver o famoso antigo Mercado Municipal de Baucau. Um edifício imponente, uma jóia da arquitectura colonial portuguesa em avançado estado de degradação e a precisar de recuperação urgente para poder ser utilizado em benefício da população local e apreciado pelos turistas!

Antigo Mercado de Baucau

Hoje não passa dum edifício em ruínas mas consegue-se imaginar o esplendor que terá tido no passado!
 
Voltámos a fazer-nos à estrada, atravessando todo o distrito de Manatuto e entrando no de Lautém. Procurámos crocodilos mas não os encontrámos! Encantámo-nos com a Uma Lulik à chegada a Com. E ao jantar, a acompanhar um maravilhoso peixe grelhado, um luar daqueles para não esquecer! O fim-de-semana prolongado começava bem e prometia ser memorável =)

O mar e os arrozais

Sucalcos

Chuva no mar, sol em terra

Karaus

Karaus pastam junto ao mar

Sensação de isolamento

Ultrapassando todos os obstáculos para chegar a Com

Ribeira onde se pode avistar crocodilos (não vimos lá nenhum, mas havia pegadas e um karau morto ao fundo na margem esquerda)

"Uma lulik", a casa-sagrada típica de Lautém, onde se guardam os objectos sagrados e se tomam as grandes decisões relativas ao Suco (uma espécie de freguesia)

Lua cheia em Com

6 comentários:

  1. Que fotografias fantásticas!!! Adorei. Deve ter sido um fim de semana em cheio. :)Aguardo com curiosidade a continuação da reportagem. eheh

    Grande beijinho.

    P.S. Para ver os crocodilos faltava aí eu. :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh! És a verdadeira Crocodile Dundee =) O fim-de-semana foi muito giro! Espero que gostes do resto da reportagem! Beijinhos

      Eliminar
  2. Belas imagens do lindíssimo Timor! Saudades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, LenaLorosae! Espero que goste do blogue e que minore as saudades que sente deste país que é, sem dúvida, deslumbrante.

      Eliminar
  3. Bem as fotografias estão fantásticas, os arrozais verdes são qualquer coisa. Com certeza que tiveram todos os ingredientes para um fim de semana espectacular ;).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Pedro! Foi mesmo um daqueles fim-de-semana memoráveis "à Timor"!

      Eliminar