sexta-feira, 27 de abril de 2012

Lore - praia ou paraíso?

Foi então que, ao fim de dezenas de quilómetros e várias horas de solavancos no carro e depois duma semana de grande expectativa, chegámos a Lore. E ficámos absolutamente deslumbrados! Desilusão zero! Satisfação máxima!
Lore não passa duma aldeola de cabanas de colmo e palapa, distribuídas ao longo da estrada de terra que corre paralela ao mar. Mas aquele mar e aquela praia valem por tudo! Trata-se duma baía recortada na costa, com areia branca e fina e um mar quente (mas não o caldo da margem norte), com ondulação boa para brincar e uma cor azul que nem a melhor máquina fotográfica poderia captar! Digno dum postal de fazer inveja aos “melhores” destinos paradisíacos!
Alguns podem questionar-se se valerá a pena tanta coisa por causa duma simples praia, havendo tantas e tão belas ao longo de toda a costa norte. É verdade, mas para nós vale! São estas paisagens que nos tiram a respiração e nos deixam a pensar em como é fantástico este lugar. Mergulhar ali, onde não havia mais ninguém à vista excepto meia dúzia de miúdos que brincavam despreocupadamente, nem mais nada que fazer, lavou-nos a alma e deu-nos o descanso de que há muito estávamos a precisar. Rimos, nadámos, brincámos, fotografámos, descansámos, abstraimo-nos do mundo e, por momentos, vivemos a vida simples daquelas crianças que partilharam a sua praia connosco e desfrutámos da riqueza que é viver assim, sem stress, sem carros, sem restaurantes, sem esplanadas...apenas nós e o mar e a nossa vontade! Serenidade total.
E foi assim, com as energias completamentes reforçadas, que voltámos à estrada e nos despedimos de Lore, em silêncio e com a certeza de termos descoberto mais um pequeno pedaço do Paraíso! =)
Aldeia de Lore

Conselho de amigo: não se aventurem nesta estrada! Apesar de vir no mapa, vai dar a uma selva densa da qual é dificílimo sair porque não há espaço para inverter a marcha e a certa altura deixa-se também de conseguir progredir porque as árvores dominam a estrada.

Baía de Lore (Jaco é algures lá ao fundo). Simplesmente fantástica!

A outra ponta da praia

A satisfação de chegar ao destino desejado e ficar sem palavras (o colar de búzios é artesanato de Com)

O Índico tem sempre mais ondulação do que o Pacífico, que banha a margem norte da ilha de Timor, daí que o primeiro se chame Tasi Mane (Mar Homem) e o último Tasi Feto (Mar Mulher)

A floresta cresce mar adentro!

Depois de belos mergulhos naquele mar azul idílico!

Crocodilos (ou lafayek, em tétum) nem vê-los! Acho que, ao contrário de nós, eles não gostam de apanhar carreirinhas =) Fora de brincadeiras, a verdade é que tendem a ficar na foz das ribeiras onde é mais fácil caçarem algum frango ou porco mais desprevenido.

As sombras que nos acolheram

Este grupo de miúdos passou a tarde toda a correr para perto de nós e a fugir. Nem tétum, nem português, nem inglês, nem a máquina fotográfica...nada os fazia aproximar-se! Só se riam e fugiam...

Até que o poder maravilhoso da tecnologia aproximou povos, culturas e idades! Já estávamos de partida quando o Bruno se lembrou de tirar uma foto panorâmica com o iPad a esta praia fantástica e os miúdos pasmados vieram logo a correr ver que engenhoca era aquela.

Estavam maravilhados com aquele "espelho que reflecte o outro lado" e riam-se tanto ao ver os amigos a aparecer no ecrã!

Quebraram-se as fronteiras, rimo-nos todos juntos e no fim deixaram que lhes tirássemos uma foto do "modo tradicional"! Momentos para mais tarde recordar duma das tardes mais bem passadas em Timor =)

6 comentários:

  1. Que praia fabulosa!!!!! E que sorrisos lindos, os vossos e dessas crianças, que mesmo vivendo sem nada são completamente felizes!!!

    Que texto taõ bonito...mostra bem o quanto gostaram do fim de semana.

    Um grande beijinho e continuem sempre assim a sorrir. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Adorámos o fim-de-semana! E os teus têm sido bem aproveitados? Muitos beijinhos e sorrisos =)

      Eliminar
  2. Saudades... das praias, dos sorrisos, do calor! Bjs e um abraço ao Bruno. RAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, RAS! Tens de vir cá visitar-nos mas com tempo para sairmos de Díli e explorarmos um destes recantos. Bjs e abraços.

      Eliminar
  3. Oh Joana, vejo o Bruno com o Ipad, o Bruno a mostrar o Ipad, os miúdos à volta do Ipad, um miúdo a fugir e o Bruno sem o Ipad. Conclusão, gamaram lhe o Ipad. Raio dos miúdos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui tens um belo exemplo de que não podes confiar 100% em provas fotográficas...são muito enganadoras! Já estás com defeito profissional e a ver crimes em todo o lado! Eheheh. Coitados dos putos, eram tão cómicos =)

      Eliminar