segunda-feira, 2 de abril de 2012

Viver em Timor pelos olhos duma criança

Quando somos crianças, os limitados conhecimentos de geografia, do espaço, do tempo e da distância dão-nos uma percepção distorcida e muito própria do mundo. É tão engraçado tentarmos ver o mundo pelos olhos duma criança e percebermos aquilo que as confunde e as explicações que encontram para resolver esse dilemas com que se vão deparando enquanto crescem.

Há dias, a propósito do aniversário da Joana (é verdade, aquela informação no cabeçalho já está muito desactualizada... é incrível como o tempo passa a voar!), a Margarida, a nossa querida prima de sete anos, brindou-nos com esta pérola:

Sara (irmã da Joana): Ainda te lembras do nome do país onde a Joana está a viver?

Margarida: Timor... é muito longe mas faz parte do mundo. Se fosse de outro mundo, a Joana não era viva.

Ahahah! Hilariante! E assim relembramo-nos que estamos longe mas ainda vivemos neste mundo (embora às vezes não pareça)! =)
O mar que nos separa, ou antes o mar que nos une! Foto tirada em Jaco (um paraíso que não parece deste mundo!)

3 comentários:

  1. Foi GENIAL!!! Realmente esse momento entre primas foi mesmo hilariante...essa miúda é uma querida e a percepção dela da distâncias e diferenças horárias é muito boa. Mas como podem ver ela não se esquece de vocês!!! Nem ela nem ninguém.. Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Foto linda!
    Escrevo-vos porque estou a ponderar a hipótese de ir trabalhar para Timor nos próximos meses. E nas minhas deambulações pela net à procura de informação dobre Timor encontrei o vosso blog e tenho acompanhado. Conheço várias pessoas em Timor (pessoas que nasceram lá, vieram para Portugal ainda crianças e voltaram mais tarde - algumas de férias outras definitivamente), e tenho reunido diversas informações sobre vários temas. No entanto, não tenho contacto com ninguém que tenha ido de Portugal para Timor sem nunca lá ter estado, alguém que estava habituado a ter tudo à mão aqui e depois se depara aí com uma realidade bastante diferente. A minha questão é se posso colocar-vos algumas questões práticas acerca de viver aí e dos procedimentos legais que tiveram de realizar em Portugal quando mudaram de país. Não encontrei o vosso mail no site, daí estar a utilizar a caixa de comentários para deixar esta mensagem. Obrigado. Helena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela publicação do comentário. O meu email é hsctbarros@hotmail.com.
      Tal como vocês devem ter tido na altura da mudança, tenho imensas dúvidas acerca do dia-a-dia aí. Da realidade do clima, da gastronomia, das pessoas, das acessibilidades... Todos me dizem que Dili já está bastante desenvolvida e já se encontra quase tudo o que temos cá (até nespresso!).
      Por outro lado tenho dúvidas acerca do que tenho de fazer cá (e confesso que ainda não fui a uma repartição de finanças informar-me) em termos legais (ir às finanças, à segurança social,...).
      Se puderem dar-me algumas dicas agradecia imenso.
      Obrigado
      Helena

      Eliminar