terça-feira, 1 de maio de 2012

Momentos insólitos IV

Como a Sara disse em tempos (aqui), a rubrica “Momentos Insólitos” já podia ir nas dezenas tantos são os episódios caricaturais que temos vivido. Alguns acabam por ser inseridos no âmbito de outros posts mais alargados (assim de repente lembramo-nos do frigorífico atado à bis que vos mostrámos no post sobre a ida a Com), outros caem no esquecimento e por último existem aqueles que de tão rotineiros já passámos a ver com alguma normalidade. No entanto, este país consegue sempre surpreender-nos!
O mais recente momento insólito aconteceu ontem à tarde com a Joana: estava a trabalhar quando começou a ouvir tambores e pratos a tocar ritmadamente sons da Ásia. Aproximou-se da janela e eis que no parque de estacionamento acontecia uma celebração chinesa (cujo significado desconhecemos mas acreditamos que será para trazer prosperidade e afastar os maus espíritos). Atrás dos músicos seguia um animado grupo de dançarinos com um típico dragão chinês que corria, ondulava e pulava enquanto um grupo de chineses queimava incenso!
Desta é que não estava à espera quando se levantou para ver que barulheira era aquela!
De início teve muita graça, mas a cerimónia prolongou-se por tanto tempo que a Joana já não podia ouvir mais aqueles tambores! Mas não teve outro remédio senão esperar e tentar abstrair-se porque eles só se foram embora já era mesmo de noite!
Como diria Fernando Pessa, “E esta, hein?” E vocês, qual a probabilidade de assistirem a algo parecido da janela do local onde trabalham ou vivem? =)




6 comentários:

  1. Muito bom!!! Chineses a reinar em Timor-Leste. Gostei especialmente da referência à minha pessoa!!!! eheheh :D

    ResponderEliminar
  2. A tua pessoa está sempre presente! E, de facto, os chineses ainda não reinam mas já vão marcando a sua presença...imagina a minha cara quando cheguei à janela e vi este festival! Lol! Só visto =)

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana e Bruno!
    Parabéns pelo vosso blogue, quando o descobri os meus olhos ficaram completamente vidrados nos vossos posts!! :))))
    São sem dúvida uns vencedores nesta "experiência"! :)
    Se não se importarem, gostava de entrar em contacto convosco, por mail, para tirar algumas dúvidas (habitação, saúde, alimentação, saneamento, ensino, acessibilidades, lazer, segurança, emprego) que tenho sobre como viver em Díli, pois estou a pensar seriamente em ir viver para Timor e a perspectiva de portugueses como vocês terem iniciado esta aventura é também uma fonte de informação riquíssima para quem pretende arriscar algo do género. Sei que devem ter imensos pedidos neste sentido e pouco tempo para nos responder a todos, mas se conseguirem agradeço muito! :)
    O meu mail é veralucia.sv@gmail.com.
    Espero que consigam responder-me!
    Tudo de bom para vocês e obrigado por estas partilhas fantásticas! :)

    Beijinho
    Vera Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas simpáticas palavras, Vera! Ainda a pensar em vir para Timor-Leste? Agora já pode entrar em contacto mais directo connosco através do e-mail onovoselvagem@gmail.com, que criámos exactamente para este efeito. Ficamos à espera de poder ser úteis! Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Joana e Bruno

    Parabéns pelo blog. Meu nome é Silvio e estou de mudança para Dili no próximo mês, gostaria de saber se vocês podem me fornecer sites dos supermercados da cidade, pois não consigo achar nada na internet, gostaria de saber e ver os preços dos produtos e poder avaliar o custo de vida do país. meu e-mail é: s.teani@yahoo.com

    Muito obrigado e sucesso à vocês.
    Silvio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Silvio! Deve andar em mil preparativos com a mudança, não?
      Quanto à sua questão, tanto quanto sabemos os supermercados de Díli (Kmanek, Pateo, Leader, Landmark e Lita) não têm site. Tratam-se de supermercados locais, cada um com o seu dono e não pertencem a nenhuma grande marca. Vendem produtos locais e internacionais a preços bastante elevados (embora se note uma redução genérica nos preços desde que chegámos cá), sobretudo aqueles que são importados de fora da Ásia.
      Em termos gerais, o custo de vida para estrangeiros em Díli é elevado, mas tudo depende do estilo de vida que pretende levar.
      Se tiver mais questões, pode entrar em contacto mais directo connosco através do e-mail onovoselvagem@gmail.com.
      Boa sorte para a mudança!

      Eliminar