terça-feira, 13 de novembro de 2012

12 de Novembro - Dia da Juventude

Dia 12 de Novembro é feriado em Timor-Leste para celebração do Dia da Juventude. O nome dado ao feriado é uma escolha feliz que contrasta com o trágico acontecimento que, em 12 de Novembro de 1991, pôs este dia na cronologia histórica do país. Foi o dia do massacre no cemitério de Santa Cruz. O dia em que, durante o cortejo de homenagem ao jovem Sebastião Gomes (membro da resistência que havia sido morto às mãos de forças ligadas ao regime indonésio), militares armados dispararam sobre a multidão de jovens indefesa que chegava ao cemitério onde o jovem está enterrado para aí continuarem com os protestos pacíficos. Morreram mais de duas centenas de pessoas, na sua maioria jovens.
O acontecimento atroz apenas chegou ao nosso conhecimento graças às filmagens do repórter de imagem inglês Max Stahl. As imagens, que despertaram o mundo para o que se passava em Timor-Leste, falam por si e relembram-nos de que há momentos da História que não se podem esquecer para que não se possam repetir. E porque se não fossem eles provavelmente o rumo da História teria sido outro, aqui fica a nossa homenagem a todos aqueles que faleceram neste dia e ao corajoso Max Stahl!

2 comentários:

  1. Ainda ontem deu a reportagem do Lusitania Expresso...é sempre impressionante ver estas imagens, não há palavras para descrever o que estas pessoas sofreram...

    Beijinhos para os dois.

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vimos essa reportagem. Se tiveres gravado, vemos no Natal. Estas imagens deixam-me sempre em pele de galinha, então agora que sei que a distância entre o portão do cemitério e aquela capela é tão curta, é impressionante!

    Beijinhos

    ResponderEliminar