sábado, 22 de janeiro de 2011

A última etapa da viagem e a chegada a Díli

Depois duma noite muito mal dormida (às 4h da manhã estávamos a ver o Telejornal na RTP Internacional!), levantámo-nos e seguimos para o Terminal 2, onde iriamos apanhar o voo da SilkAir para Díli. Fizemos o check-in cheios de medo do excesso de bagagem mas a hospedeira de terra nem pestanejou, pegou nas malas e enviou-as para dentro sem nos cobrar nada!! Impecável! Aqui já se ouvia falar português e algumas destas caras que estávamos a ver pela primeira vez iriam tornar-se familiares dentro de poucos dias! O voo partiu ligeiramente atrasado mas a viagem fez-se bem…mais 3h30 sentados mas sempre a sobrevoar inúmeras ilhas e a ver areais prometedores!
Quando nos aproximámos do lado norte de Timor fomo-nos apercebendo da geografia da ilha. Avistámos Ataúro e foi assim que soubemos que já estávamos a sobrevoar Timor-Leste! Aparece pela primeira vez o Cristo Rei! E a paisagem é avassaladora! Díli parece ser uma cidade pequena, dispersa, nenhum edifício tem mais de dois andares e fica mesmo entre a montanha e o mar.
O avião começou a voar muito baixinho e quase rasou nas casas. Mas onde é que está a pista? Não vimos o aeroporto! Antes de terminarmos a frase já aterrámos! Olhamos pela janela do avião e sentimos que estamos numa cena do África Minha ou do Fiel Jardineiro! O aeroporto, para além das oficinas e hangares (ocupados sobretudo com helicópteros da ONU), só tem um edifício…dum lado a porta vip (!), um corredor para as partidas e outro para as chegadas.
Saímos e quando olham para o nosso passaporte português informam-nos de que não precisamos de visto (qualquer português que venha a Timor pode aqui ficar 3 meses sem visto). No posto fronteiriço a funcionária arranha um português bastante razoável e é muito simpática! Passámos à sala das chegadas para recolher a bagagem…nem sabemos bem como descrever o que vimos: uma sala com um único tapete de dimensões ridiculamente pequenas que pára de meio em meio minuto e um quiosquezinho a que chamam Duty Free! Surreal! Pegámos nas nossas malas e seguimos viagem, já acompanhados do João, até ao Hotel Timor.

Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato

Instalações do Aeroporto

1 comentário:

  1. Adorei o aeroporto!! ahaha Que medo, que coisa minuscula, mas muito importante...não deixa de ter zona VIP! O que importa mesmo é que fizeram boa viagem e chegaram bem!!

    ResponderEliminar