sábado, 21 de maio de 2011

Dia da Restauração da Independência

Ontem, dia 20 de Maio, festejou-se o feriado da Restauração da Independência!
Os festejos incluíram a tradicional parada militar, os discursos de Presidência Ramos Horta e do Primeiro Ministro Xanana Gusmão, a entrega de medalhas e, à noite, fogo de artifício. A cidade foi toda enfeitada com bandeiras e sentia-se o clima de festa, com grupos de pessoas a gritar “Viva Timor-Leste!” e outros a devolver “Viva!”. Esta data tem um impacto enorme, uma vez que a maioria da população nasceu e viveu antes da independência e muitos lutaram e deram a sua vida por ela!
De facto, no dia 30 de agosto de 1999, após décadas de ocupação indonésia e apesar das ameaças, mais de 98% da população timorense foi às urnas para votar no referendo patrocinado pela ONU, e o resultado apontou que 78,5% dos timorenses queriam a independência. Em resposta, as milícias, protegidas pelo exército indonésio, desencadearam uma onda de violência e homens armados mataram nas ruas todas as pessoas suspeitas de terem votado pela independência e outras tantas foram levadas à força em camiões, sendo o seu paradeiro desconhecido ainda hoje.
Perante esta situação, a ONU decidiu criar uma força internacional para intervir na região. Em 22 de Setembro de 1999, entraram em Díli soldados australianos sob bandeira da ONU e encontraram um país totalmente incendiado e devastado.
Depois de um ano e meio de administração da ONU, em Abril de 2001, os timorenses foram novamente às urnas para a escolha do novo Presidente do país e a escolha recaiu sobre Xanana Gusmão. Em 20 de Maio de 2002, Timor-Leste tornou-se totalmente independente!

À meia-noite do dia 19 de Maio de 2002, a bandeira das Nações Unidas foi retirada e a bandeira de Timor-Leste independente foi erguida.
Segundo a Constituição da República Democrática de Timor Leste, o triângulo amarelo representa "os traços do colonialismo na História de Timor-Leste"; o triângulo preto representa "o obscurantismo que precisa ser superado"; a base vermelha representa "a luta pela libertação nacional"; enquanto a estrela é "a luz que guia", sendo branca para representar a paz!

1 comentário:

  1. Olá amigos! Tudo bem?

    Mandei-te um e-mail, Joaninha... Como não respondeste estava a ficar preocupada (estou tipo "mãe-galinha"!).

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar