quinta-feira, 8 de setembro de 2011

(Merecidas) férias!!

Como decerto deram conta, fomos de férias em Agosto! Emigrante que pretende ser digno desse “título” vai de férias “à terra” em Agosto e nós não fomos excepção! E não imaginam o bem que nos soube matar saudades da vida e do mundo que sempre tínhamos conhecido até há oito meses atrás!
Para sermos sinceros, quando fomos de férias já estávamos completamente cansados das dificuldades que a vida em Díli implica. Apesar de todos os benefícios que nos são proporcionados  e que não negamos, a verdade é que não é fácil viver num país com as características de Timor-Leste, onde tudo é quase sempre tão difícil!
Aliás, não há-de ser por acaso que a ONU obriga todos os seus funcionários a sair do país de três em três meses para bem da sua saúde física e mental! E nós, bravos e desafiadores dos limites da nossa resistência, desde que aterrámos em meados de Janeiro, ainda só tínhamos saído durante três dias para uma inesperada ida ao dentista em Bali!
Mas agora sim, tivemos verdadeiros dias de férias em família e com os amigos. Satisfizemos quase todos os desejos de gastronomia, de paisagens, de rotinas e de tantas outras coisas de que sentimos falta ao longo destes meses! A ponte 25 de Abril, os pastéis de nata com canela, as esplanadas à beira-rio, o mar de Ribamar, os campos de abóboras do Oeste e as Berlengas ao longe, as estradas e auto-estradas asfaltadas, os centros comerciais onde tudo (até o desnecessário) está sempre à mão, os supermercados com cem variedades diferentes de iogurtes de morango, os queijos e os enchidos, as montras cuidadas e repletas de saldos, os jantares cozinhados pelas mães, os pêssegos carecas, o melão e as maçãs verdes, as enguias fritas e em ensopado, o pão saloio e a broa de milho, os jantares e cafés partilhados com amigos de gargalhada fácil… tantas coisas sem as quais vivemos mas a cuja falta nunca nos habituámos!
Agora, já de volta, estamos mais animados e preparados para enfrentar uma temporada longe dos confortos da terra-natal, e prontos para recuperar os muitos posts que ficaram em atraso e continuar a partilhar um bocadinho do que tem sido a nossa experiência em Timor-Leste!
Um bife com ovo na Portugália do Cais do Sodré a ver os cacilheiros a atravessar o Tejo!
A rever o rio, a ponte e o Cristo Rei (desta vez o alfacinha)!

Porto Dinheiro, Ribamar

Ribamar: de costas para as Berlengas =)

3 comentários:

  1. Também fui recarregar as baterias a Portugal no 'querido mês de Agosto' :) E matar saudades não só de família e amigos, mas também de paixões gastronómicas e de paisagens que tanto me dizem. Bem, e como emigrante digna desse título ainda pus os pés no Estádio da Luz :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaram das férias!! Nós por cá também gostámos muito de vos receber!! Agora até ao Natal é um pulinho...vai passar num instante! Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Dulce, eu também tenho acompanhado o teu blogue e vi que essas férias foram memoráveis! O Bruno também foi ao Estádio da Luz ver o nosso Benfica ganhar! Não há dúvida que Portugal é um grande país, só é pena é os portugueses não verem isso! Beijinhos

    ResponderEliminar